Hemofilia é o nome dado a uma série de doenças que provocam diminuição da atividade de fatores de coagulação no plasma sanguíneo. As pessoas hemofílicas, portanto, sangram mais do que o normal. A hemofilia é considerada uma doença congênita, porque é adquirida antes do nascimento ou logo após, no primeiro mês de vida. Contagiosa, porque é transmitida de uma pessoa para outra através de sangue contaminado. Hereditária, porque é transmitida por meio dos genes que são passados de pais para filhos. Infecciosa, porque é adquirida pelo indivíduo por meio de uma infecção bacteriana ou viral
Soluções para a tarefa
A hemofilia é uma doença hereditária, a terceira alternativa está correta.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença considerada hereditária ou genética, pois sua transmissão está relacionada a presença de genes que levam à condição. A hemofilia apresenta um padrão de herança relacionado ao cromossomo X.
Por esta razão, esta doença acomete muito mais frequentemente homens do que mulheres, já que homens possuem apenas uma cópia do cromossomo X, enquanto as mulheres, por possuírem duas cópias, podem ser apenas portadoras do gene afetado, sem manifestar a doença.
A hemofilia apresenta um padrão recessivo, o que quer dizer que para uma mulher apresentar a doença seria necessário que seus dois cromossomos X fosse afetados.
Doenças hereditárias diferem-se de doenças congênitas por estarem associadas a herança genética, ou seja, genes que são passados de geração para geração, enquanto doenças congênitas podem ser adquiridas de outras formas, como por exemplo uso de medicamentos pela mãe durante o desenvolvimento do feto na gravidez.
Você pode continuar estudando sobre hemofilia e seu padrão de herança aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27089007
#SPJ4