HELP MEEEEEEEEE me ajudem por favor!!!!!!
No Brasil do final do século XIX e início do século XX foi criado uma política de incentivo a imigração de europeus ( brancos) ao Brasil com o objetivo de através da miscigenação "branquear" a população brasileira. Fale sobre essa política, no que podemos afirmar que foi um projeto racista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A tese do branqueamento, surge então como uma possibilidade de transformar uma raça inferior em uma raça superior. No entanto, os pensadores da época acreditavam que o enobrecimento das raças inferiores só poderia ser alcançado se fosse possível garantir uma predominância numérica de brancos em casamentos interraciais. Esse foi o raciocínio que justificou uma política de Estado que objetivava trazer mão-de-obra branca (portugueses, italianos dentre outros povos europeus) ao Brasil.
Já no fim do século XIX e início do século XX, a população negra ia de fato se extinguindo, e também se extinguia com ela a consciência de pertencimento a uma classe ou grupo social que deveria lutar por direitos e condições igualitárias de vida. Alimentado pela “imprensa branca, o padrão de beleza europeu, e toda a ideia de branquitude como “raça” superior era propagado na sociedade, por vezes de maneira sutil e sublimar, por vezes explicita e direta. Assim, o modelo ideal que era representado pelo ser branco, atuou nas mais diversas esferas do comportamento do negro brasileiro passando por hábitos, tradições, costumes, e pela estética.
Logo, esta ideologia, influenciada pelas teorias racialistas do século XIX, disseminava na sociedade brasileira o ideário da superioridade da raça branca e incentivava de forma incisiva o negro a resignar-se “diante de sua própria inferioridade