Português, perguntado por zuryf123, 10 meses atrás

HELP

Leia o excerto a seguir:

De acordo com Coelho (2010), a narrativa primordial teria origem em parábolas, apólogos, fábulas, narrações mais ou menos simples que perderam o sentido com o passar do tempo, ficando apenas o enredo. A autora destaca a novelística popular medieval, de raízes indo-europeias.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 11.)

Sobre essas narrativas, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Essas narrativas passaram com o tempo a ter o nome de clássicos infantis ou contos de fadas.

( ) Por serem contos orais, é impossível atribuir-lhes uma autoria.

( ) Em cada local onde eram contadas ganhavam novas roupagens.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V - F - V

b)
F - V - V

c)
V - F - F

d)
F - V - F

e)
V - V - V

Alternativa assinalada
2)
Leia este fragmento:

A obra de Perrault tem relação com o _______________, por ter sido tirada de contos _______________, folclóricos, que circulavam entre os camponeses, mas apresenta também a preocupação com o _______________, com o acréscimo de moralidades, que inexistiam nas versões populares. Cademartori (1986) observa também que essas histórias sempre apresentavam personagens em situações precárias, semelhantes ao povo que as contava, mas acabavam tendo um final feliz, uma por meio através da mágica e do elemento maravilhoso.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 15.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas:

a)
culto / de fadas / didático

b)
real / orais / imaginário

c)
popular / orais / didático

d)
popular / de fadas / imaginário

Alternativa assinalada
e)
irreal / orais / didático

3)
Leia o trecho seguinte:

Monteiro Lobato foi o grande inovador da literatura infantojuvenil brasileira. Ao longo da década de 1910, ele fez planos do que seria sua produção para crianças e, logo depois de seu primeiro livro de contos, Urupês (1918), lançou A menina do Narizinho Arrebitado (1921). Produziu uma vasta obra infantojuvenil até 1944, a qual pode ser encontrada em suas Obras Completas (17 títulos). Sua inovação ocorreu não apenas na forma (linguagem mais solta, oralidade), como também no conteúdo (crianças que fugiam ao modelo de virtude, textos sem moralidades e humorísticos, permissão para a criança colocar seu ponto de vista e discussão sobre a própria questão do ponto de vista). O autor trabalhou com temas como a leitura, a tradução, a intertextualidade e a renovação da literatura infantil, respeitando seus leitores e mantendo intensa correspondência com eles.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 50.)

Sobre a obra infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), é possível dizer que ela rompe com a literatura:

Alternativas:

a)
fantástica.

b)
ocidental.

c)
oficial.

d)
pedagógica.

Alternativa assinalada
e)
ideológica.

4)
Leia esta definição:

[...] é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição de moral. [...] são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Têm simbolismo e cada elemento da história tem um significado específico.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 19.)

A definição refere-se:

Alternativas:

a)
ao apólogo.

b)
à fábula.

Alternativa assinalada
c)
à parábola.

d)
à paráfrase.

e)
à paródia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nickyletras
12

Resposta:

1 E

2 C

3 D

4 C

Explicação:

Corrigido pelo AVA


pmanuelleandro: CORRETO!!!!!
Perguntas interessantes