Helena é uma criança de três anos com diagnóstico de paralisia cerebral. Seu pai é pedreiro e sua mãe deixou o empregode faxineira para se dedicar ao tratamento da filha, que vemsendo atendida em uma instituição beneficente de reabilitação há dois anos. A criança é asmática, apresenta suspeitade retardo mental e atraso do desenvolvimento motor caracterizado por uma diplegia e uma hipertonia moderada dosmembros inferiores. Esta semana, durante a sessão de fisioterapia, onde são realizados exercícios de alongamento e técnicas de aprendizagem motora, a criança apresentou um forte episódio de crise de asma. Do ponto de vista de condutaprofissional e do Código de Ética da profissão de Fisioterapiae Terapia Ocupacional, como deve agir o Fisioterapeuta?(A) Considerando que a criança vem somente duas vezespor semana à sessão de fisioterapia, deve continuar asessão de tratamento, acrescentando exercícios respiratórios e reforço da orientação quanto à limpeza da poeiradoméstica.(B) Deve continuar os exercícios, e solicitar à mãe que compre um broncodilatador para que faça uma nebulizaçãona farmácia antes da próxima sessão de fisioterapia, alémde uma boa limpeza no quarto de Helena.(C) Deve suspender a sessão de exercícios imediatamente eprovidenciar um medicamento broncodilatador na farmácia da instituição para realizar a nebulização na criançae, após isso, orientar a mãe quanto aos agentes causadores da crise de asma.(D) Deve suspender a sessão de exercícios e solicitar à mãeo medicamento broncodilatador prescrito pelo pediatrada criança, para realizar nebulização imediatamente ereforçar as orientações quanto aos agentes causadoresda crise asmática.(E) Deve continuar o tratamento acrescentando exercíciosrespiratórios à sua conduta e, após a sessão, providenciaro encaminhamento da criança a um pronto-socorromédico e advertir a mãe quanto à necessidade de limpezadoméstica adequada.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O fisioterapeuta deve estar atento e à par do quadro clínico de seus pacientes, de modo a garantir um tratamento adequado e completo para eles, sem que lhes falte com a noção de integralidade e responsabilidade, que deve acompanhar cada atitude, numa perspectiva ética da profissão.
(D) Deve suspender a sessão de exercícios e solicitar à mãe o medicamento broncodilatador prescrito pelo pediatra da criança, para realizar nebulização imediatamente e reforçar as orientações quanto aos agentes causadores da crise asmática.
Esta é a alternativa correta. Este tipo de atitude deve ser tomada, porque é importante que o fisioterapeuta compreenda que a situação da paciente é grave, e a continuidade do exercício pode acabar mesmo prejudicando sua condição clínica. Assim, num trabalho responsável, ele deve colocar-se como profissional capaz e resolver a situação instantânea, em seguida esclarecendo possíveis soluções e causas, em diálogo com a família.