Heber é descendente de africanos e procura manter a identidade cultural dos seus ancestrais através da capoeira. Para isso, todos os dias ele ensina diversas crianças a praticar esse esporte e fala sobre a importância da capoeira para a resistência escravocrata, salientando o dever de respeitar sua tradição e seus costumes. Segundo Heber, a capoeira é uma forma de se comunicar com sua ancestralidade, de se sentir parte de um grupo e de manter viva a cultura de um povo que fez história em nosso país. Com relação à importância de manter os costumes culturais de um povo, avalie as afirmativas a seguir. I. A manutenção da identidade cultural ajuda o indivíduo a sentir-se pertencente a determinado grupo, seja por conta das suas tradições ou costumes. Isso ajuda também as pessoas a entenderem mais a história de seus antepassados, e, por isso, é fundamental o ensino de história e de cultura africana nas escolas; II. A Constituição Federal prevê a preservação das manifestações culturais do povo indígena e africanos. Isso é necessário, uma vez que esses costumes sofreram tentativas de erradicação pela cultura europeia; III. Manter a cultura do povo africano no Brasil é uma das principais formas de resistência, afinal, durante anos, o homem branco colonizador impôs que essas manifestações fossem consideradas pecaminosas; IV. Basta ter a proteção da legislação brasileira para que as manifestações culturais africanas sejam mantidas e compartilhadas. É correto o que se afirma em I e II estão corretas. I e IV estão corretas. IV está incorreta. I está incorreta. I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
IV está incorreta.
Não só a legislação irá proteger os valores, tradições e a vida do homem negro nos dias de hoje, é necessário reparação histórica começando desde a base.
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.
Resposta:
Resposta Correta:
Correta
IV está incorreta.
Explicação:
Portanto, para que essas manifestações sejam difundidas e compartilhadas, é necessário que a legislação a proteja e que existam outros tipos de políticas públicas que visem defendê-las.