Biologia, perguntado por paulo1540, 1 ano atrás

hanseníase

o que é


como se pega

Soluções para a tarefa

Respondido por isisdanielezp
1
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.
A transmissão da doença ocorre a partir do contato com o paciente infectado que não está sob tratamento. As bactérias são eliminadas e transmitidas através do aparelho respiratório em meio as secreções nasais, gotículas de saliva, tosse e espirro, tal como na tuberculose. Entretanto, a hanseníase não é transmitida com tanta facilidade como resfriados, pois depende do contato íntimo e prolongado, como familiares e amigos que dividem a mesma casa.

Acredita-se, também, que possa haver transmissão através das feridas na pele. Porém, deve-se lembrar que se o portador de hanseníase estiver realizando o tratamento quimioterápico não há risco de transmissão.
Respondido por solkarped
1

✅ A hanseníase ou lepra, é uma doença infecto contagiosa crônica, provocada pela bactéria "Mycobacterium leprae", também conhecida por "bacilo de Hansen".

Esta doença possui como principais características a perda, diminuição ou alteração da sensibilidade epitelial (térmica, dor, tátil e muscular), podendo ser transmissível por secreções nasais, bucais e objetos contaminados.

Principais sintomas:

  • Manchas na pele com alterações de sensibilidade;
  • Prurido nos olhos;
  • Parestesia (formigamentos, agulhadas), câimbras nos membros;
  • Nervos doloridos;
  • Feridas difíceis de cicatrizar;

Formas de tratamento

  • O tratamento dos pacientes com hanseníase é constituído por uma associação de três medicamentos que são:
  • Rifampicina;
  • Dapsona;
  • Clofazimina.

Para os paciente portadores de hanseníase paucibacilar, a duração do tratamento é de 6 meses. Já para os pacientes portadores de hanseníase multibaciliar, a duração do tratamento é de 12 meses.

Diagnóstico:

    O diagnóstico da doença é sempre realizado pelo profissional da saúde, mais precisamente, o médico clínico geral. Este diagnóstico é realizado, por intermédio de exames dermatológicos verificando-se as possíveis regiões afetadas da pela, que porventura, poderão apresentar descoloração e/ou alterações na sensibilidade provocada pelo comprometimento dos nervos periféricos. Para se realizar a confirmação da doença, também é necessário exames laboratoriais.

Curiosidades:

    Pessoas com massa corporal inferior a 30 Kg, devem ter as doses de medicamento ajustadas;

    Gestantes e lactantes não poderão utilizar os três medicamentos supracitados;

    Os anticoncepcionais poderão ter sua ação reduzida possivelmente por causa da ação da Rifampicina;

\LARGE\displaystyle\text{$\begin{gathered} \underline{\boxed{\boldsymbol{\:\:\:Bons \:estudos!!\:\:\:Boa\: sorte!!\:\:\:}}}\end{gathered}$}

Saiba mais:

  1. https://brainly.com.br/tarefa/21134234
  2. https://brainly.com.br/tarefa/15399152
  3. https://brainly.com.br/tarefa/46449335

Anexos:
Perguntas interessantes