Haiti é um farol elevado sobre as Antilhas, em direção ao qual os escravos e seus senhores,
os oprimidos e os opressores, voltam seus olhares. (HENRI GRÉGOIRE, 1824. Citado por
MOREL, M. O abade Grégoire, o Haiti e o Brasil: repercussões no raiar do século XIX.
Revista Almanack Braziliense, nº 2, novembro/2005.
A Revolução Haitiana, iniciada em 1791, causadora da independência daquela região de colonização francesa, gerou repercussões que impactaram tanto as sociedades
americanas quanto as europeias. A imagem e o texto exemplificam algumas impressões sobre esse movimento.
A - Indique um aspecto da Revolução Haitiana que a diferenciou dos outros processos de emancipação política de colônias americanas.
B - Identifique duas repercussões desse episódio para as sociedades americanas e
europeias.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Foi uma revolta popular de pessoas pobres e de indígenas, a qual obteve sucesso
Com a revolta do Haiti, a escravidão no Haiti foi abolida, de forma que muitas monarquias começaram a se fortalecerem para evitar possíveis revoltas. Além disso, a Revolução Francesa estava acontecendo no mesmo período, de forma que isso serviu como incentivo na promulgação do terror jacobino
A) A Revolução Haitiana se diferencia dos outros processos de emancipação política porque ela não foi idealizada pelas elites, mas sim pelos escravos e população mais pobre, sendo o primeiro levante de escravos que teve sucesso em emancipar a região.
B) As demais colônias passaram a ter receio de um levante de escravos nessas proporções, endurecendo as punições contra insurreições. Outra consequência foi a perda de uma importante colônia produtora de açúcar para os países europeus, além de ter iniciado a onda de independências das colônias.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/27741723