Há uma infinidade de brinquedos e jogos disponíveis para serem utilizados no ambiente escolar e um bom professor sabe que a utilização dos mesmos é fundamental, como estratégia, para que seus alunos aprendam e se desenvolvam. Por volta de 1980 foi criada a tabela ESAR, que classifica os brinquedos, possibilitando aos professores consulta-la para estruturar suas aulas, além de diversifica-las.
Com relação ao significado de ESAR, analise:
I- E = Exercício: compreendem ações motrizes e sensoriais.
II- S = Símbolo: compreendem a possibilidade de inventar ou reproduzir um enredo.
III. A = acoplagem: quando conectados, forma um novo brinquedo, com as subcategorias jogos de construção (peças que se sobrepõem ou se entrelaçam formando objetos em três dimensões).
IV- R = regras: quem participa não está submetido às regras pré-estabelecidas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II e III.
III e IV
I e II.
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
É correto o que se afirma em: I, II e III.
O sistema ESAR é um instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos.
E - Jogos de exercício - Esses jogos servem para ajudar nos movimentos sensoriais e motores pois trata-se de movimentos com combinações simples, com o intuito de estimular novos movimentos.
S - Jogos simbólicos - Nesses jogos caracterizam-se a simulação e o imaginário da criança, pois ela utiliza do faz de conta para criar situações diversas.
A - Jogos de acoplagem - São jogos de construção e encaixe que podem ser encaixados a outro, formando assim, um novo brinquedo
R - Jogos de regras - Esses jogos são caracterizados por trabalhar a capacidade lógica, pois utilizam de regras e normas complexas para sua realização, como jogos de xadrez.
Sendo assim a afirmativa IV- R = regras: quem participa não está submetido às regras pré-estabelecidas. Está incorreta, pois nesse caso quem participa está sim submetido as regras.
Espero ter ajudado! Bons estudos!