Há uma homologia estrutural [...] entre as formas do pensamento mítico e a consciência filosófica. O mito é a terra natal da filosofia. Mas há também rupturas [...]. Ao ser resgatado do fundo cultural em que vigora, enquanto prática viva, e ao ser incorporado pelo pensamento filosófico, o mito sofre apropriações, transmutações que o modificam profundamente.
MARQUES, M. Mito e filosofia. Caderno de textos,
Belo Horizonte, n. 2, p. 22, set. 1994. Adaptado.
De acordo com o texto,
A
incorporando o mito no seu próprio discurso, a filosofia resgata uma tradição de pensamento esquecida e obsoleta.
B
uma vez que tanto o pensamento filosófico quanto o discurso mítico trabalham com questões da mesma natureza, não há diferenças substanciais entre eles.
C
ao ser apropriado pelo pensamento filosófico, o mito não sofre alterações, tendo em vista que o discurso mítico, enquanto expressão divina, não está sujeito a mudanças.
D
na medida em que a filosofia surge a partir de uma ruptura radical com o pensamento mitológico, não há continuidade alguma entre o discurso mítico e o discurso filosófico.
E
apesar de haver descontinuidades entre mito e filosofia que permitem diferenciarmos o discurso filosófico do discurso mítico, também existem continuidades profundas entre essas duas formas de pensamento que as aproximam.
Soluções para a tarefa
A) incorporando o mito no seu próprio discurso, a filosofia resgata uma tradição de pensamento esquecida e obsoleta.
Falso. A filosofia não incorpora, mas adapta, interpreta o mito.
B) uma vez que tanto o pensamento filosófico quanto o discurso mítico trabalham com questões da mesma natureza, não há diferenças substanciais entre eles.
Falso. O mito tem uma perspectiva educacional, na medida em que tem seus símbolos como forma de apresentar sentido. A filosofia provoca, critica, reflete.
C) ao ser apropriado pelo pensamento filosófico, o mito não sofre alterações, tendo em vista que o discurso mítico, enquanto expressão divina, não está sujeito a mudanças.
Falso. O texto apresenta a afirmativa explícita de que o mito é alterado para ser incorporado ao pensamento filosófico.
D) na medida em que a filosofia surge a partir de uma ruptura radical com o pensamento mitológico, não há continuidade alguma entre o discurso mítico e o discurso filosófico.
Falso, como já informado acima, e como pode ser percebido pela leitura do texto.
E) apesar de haver descontinuidades entre mito e filosofia que permitem diferenciarmos o discurso filosófico do discurso mítico, também existem continuidades profundas entre essas duas formas de pensamento que as aproximam.
Correto. Apesar de suas distinções, a aproximação simbólica destes dois campos é possível e eficaz.