Português, perguntado por dudaaparecida7700, 11 meses atrás

Dinheiro meu, problema seu. A frase se encaixa como uma luva no meu relacionamento com a mesada que o papai me dá. não dá para dizer que ele seja injusto. tanto eu quanto Serginho recebemos exatamente a mesma quantia e na mesmo data. o meu dinheiro acaba bem antes e quase sempre peço emprestado a ele. Serginho empresta, mas cobra juros e ainda faz questão que meu pai saiba. conclusão: acabo endividado e levando bronca [...] Gosto de gastar, qual o problema ? sou vitima da mídia, presa fácil dessa sociedade consumista, qualquer marketing mas perto me leva no bico. o mundo enche meus olhos com coisas demais e eu gosto de ter, preciso ter. todo mundo tem, quer ter, afinal, são tantos apelos da mídia martelando nossa cabeça, criando necessidades será que é a fase ? há coisas que eu compre por comprar e outras, porque eu acho que vão ficar legais em mim, ou têm tudo a ver comigo, muitas vezes nem preciso é crime querer gastar ? já posso ouvir meu pai respondendo: "ótimo! então comece a gastar o seu!" concordo. tudo a ver. falo em arranjar um emprego. briga novamente "primeiro a escola" ele repete a mesmo frase um montão de vezes, um disco quebrado, enquanto acrescenta mais alguns trocados na mesada. um cala-boca financeiro estou ficando de saco cheio de mesada. quero ganhar o meu. dá pra colocar as duas coisas no mesmo saco: trabalhar e escola. viver dependendo de mesada é viver a mercê as broncas do meu pai e do agiota juvenil do meu irmão 1-) o autor do texto que você leu registra fatos e pontos de vista em primeira pessoa. escolha de foco narrativo está adequado ao gênero textual ?, justifique sua resposta relacionando-a ao gênero em questão 2-) a linguagem utilizada pressupõe qual tipo de situação comunicativa: formal ou informal? justifique sua resposta. 3-) para fechar o relato dessa página de diário de lucas expôe sua opinião sobre mesada e consumo. o que ele conclui ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
19
2)informal
3)ele expor que a mesada de seu pai é bem pouca ,pois gosta de gastar,e tambem n quer depender so do pai
Respondido por MPia22
0

1 - Sim. O foco narrativo apresentado em 1 ° pessoa está adequado ao gênero textual, pois se trata de um diário, um registro de acontecimentos pessoais em que o autor relata suas próprias experiências e memórias.

2 - A linguagem utilizada no texto é a linguagem informal. Esse tipo de linguagem foi utilizada, pois o texto apresenta os sentimentos e fatos do autor, o que torna a linguagem mais íntima e próxima ao leitor.

3 - Lucas percebe que não é benéfico ficar recebendo mesada do pai e se dispõem a buscar um emprego que possa trabalhar no turno oposto à escola, conciliando estudos e trabalho.

Linguagem Formal X Linguagem Informal

A linguagem formal, também chamada de linguagem culta, é a linguagem utilizada em situações que pedem formalidade, sendo obrigatório a utilização correta das normas gramaticais da língua portuguesa.

Já a linguagem informal, também chamada de linguagem coloquial, é a linguagem utilizada no dia a dia, quando se está em família ou com amigos.

A linguagem informal não é tão rígida, o que faz com que erros gramaticais sejam toleráveis dentro de um contexto, existindo nela o uso de gírias, internetês e estrangeirismo.

Conheça mais sobre Linguagem Formal e Informal aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/1199322

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes