Há uma discussão acirrada sobre preservação da natureza versus capacidade de produção e geração deriquezas. Alguns autores apontam o caminho da geração de riqueza como forma de superar a devastaçãodos ambinetes naturais, pois, assim, seria possível investir em reposição das matas; outros, contrariamente,enfatizam que a preservação da natureza é o caminho para uma economia sustentável.BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática.São Paulo: Saraiva, 2012 (adaptado).O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela Lei n. 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional deInformação sobre Meio Ambiente (SINIMA) e regulamentado pela Instrução Normativa MMA n. 2, de 5 demaio de 2014, passou a ser obrigatório para todas as propriedades rurais.Considerando as informações apresentadas, redija um texto dissertativo descrevendo a finalidade do CAR eos seus impactos para o agronegócio.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Primeiramente devemos lembrar que o cadastro ambiental rural (CAR), e uma ferramenta prevista dentro da lei ambiental, que visa a preservação do meio ambiente, o combate ao desmatamento ilegal, monitoramento das áreas de preservação entre outros pontos que visão a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais.
Assim, o principal benéfico para o produtor rural e que com o CAR, as linhas de crédito rural passaram a ter condições especiais para concessão de crédito rural pelas instituições financeiras (bancos), com juros mais baixos e uma renda de crédito maior. Logo, o CAR impacta diretamente no desenvolvimento do agronegócios uma vez que em muitos casos o produtor rural necessita de crédito para se desenvolver.
Vale ressaltar que o produtor rural que não tiver sua propriedade registrado no CAR terá sua linha de crédito praticamente impossível de se conseguir o que pode resultar em um impacto significativo na cadeia produtiva do agronegócio.