O trabalho rural oferece uma diversidade de riscos, deixando o trabalhador em vulnerabilidade constante ariscos ocupacionais. Dentre os riscos levantados, destacam-se os riscos mecânicos, provocados por quedas queafetam membros inferiores, tórax e membros superiores, causando incapacidade temporária do trabalhadorrural e ainda os riscos biológicos e ergonômicos.DREBES, L. M. et al. Acidentes típicos do trabalho rural: um estudo a partir dos registros do hospital universitário de Santa Maria, RS, Brasil. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 4, set./dez. 2014 (adaptado).Considerando essas informações e as normas que regem os direitos fundamentais do trabalhador rural,redija um texto dissertativo esclarecendo como o empregador pode minimizar os riscos ocupacionaisde forma preventiva no ambiente de trabalho, atendendo à legislação de proteção ao trabalhador rural.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1) Primeiramente devemos ter em mente que o trabalho rural assim como outro trabalho deve usufruir de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que essas normas são garantidas por lei, contudo em muitos casos não é respeitada.
2) Assim, de modo a melhorar o desempenho relacionado ao trabalho rural e ao mesmo tempo garantir um ambiente de trabalho correto e que não prejudique a saúde do trabalhador rural, alguns ponto importante devem ser atendidos, tais como:
- Vestimenta adequada para cada tipo de trabalho rural desenvolvido;
- Equipamentos de proteção individual (EPIs);
- Realização de treinamentos em relação à atividade a ser desenvolvida, garantindo uma melhor prática de atividade para o trabalhador;
- Revezamento de trabalho e descanso dependendo da atividade a ser desenvolvida;
- Entre toda qualquer prática que possa proporcionar maior segurança para o trabalhador em conexão com uma maior produtividade para o empregador.
Perguntas interessantes