Sociologia, perguntado por elinascimento0852, 10 meses atrás

Há uma diferença de valor entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe como pagamento pela venda de sua capacidade de produzir. Esse valor é um valor a mais que garante o lucro e também é a fonte de riqueza dos capitalistas. Essa diferença é chamada por Karl Marx de:

Soluções para a tarefa

Respondido por Halowent
69

Karl Marx, grande pensador da era das Revoluções Industriais, teve muitas influências de filósofos antigos como Rousseau. Ele também foi um dos pilares da criação da sociologia, estudo das sociedades e como se organizam, junto a Max Weber e Durkheim. Sua magnum opus, isso é, maior obra foi o tão falado, e criticado, "Manifesto Comunista". Neste, ele tesce toda sua critica ao modelo daquela época, que, claro, ainda se mantém em grande parte, nos dias de hoje. Um dos conceitos de Marx é como o burguês (capitalista) explora o proletariado (trabalhador), conseguindo lucro. O termo do valor a mais que é adquirido no ciclo capitalista é Mais Valia, e nela há uma das excencias do capitalismo: a exploração. Isso não é uma critica, já que é fato, e não está sendo posta a ideia de se isso é bom ou ruim, apenas que é.

Respondido por kinups
85

Resposta:

R: Mais-valia

Explicação:

O sistema de mais-valia proposto por Marx é baseado na exploração do sistema capitalista, onde o trabalho e o produto produzido pelos trabalhadores é transformado em mercadoria com o intuito do lucro. Assim, os trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado.

Bons Estudos!

Perguntas interessantes