"Há uma afinidade entre Técnica e Ciência, de um lado, e Arte e Filosofia, de outro. A Administração, em seus escalões mais elevados, é temperamental e criadora, exatamente como todas as formas de expressão artística são temperamentais e criadoras. Porém, qualquer filosofia de Administração deve estar apta a passar pela prova de fogo da Ciência: deve ser capaz de validade empírica, isto é, de julgar pelos resultados, e deve ser também capaz de posterior previsão e julgamento. Todavia, até aqui já nos lançamos na direção das ciências. seria interessante, agora, chegarmos à conclusão de que Administração é, essencialmente, uma das Humanidades. A Administração está, ou pelo menos deveria estar, ligada a matérias como a Filosofia, a Literatura, a História e a Arte, e não simplesmente à Engenharia, às Finanças e à Organização. Já está sendo objeto de atenção, ainda que só ultimamente, esta necessidade, o que se evidencia nas decisões das grandes empresas, como a Bell System que, recentemente, uniu seus esforços aos programas educacionais de grandes instituições, como os da Universidade da Pensilvânia. Ali, são ministrados cursos de desenvolvimento a executivos experimentados compreendendo Literatura, Arte e Filosofia. E, por que não? Administração significa administradores. Os administradores tornam-se cada vez mais humanos e filósofos, capazes de planejar programas objetivos, que satisfaçam as necessidades e aspirações humanas, quando reúnem áreas de conhecimento e habilidade que acentuam o caráter humano do indivíduo e seus horizontes filosóficos". Nessa passagem é possível identificar:
Escolher uma resposta.
a. Uma defesa de que o campo da Administração não deve ser considerado apenas científico, mas também filosófico, no mesmo sentido que o filósofo Bergson defende que os conhecimentos não devem se resumir às ciências.
b. Uma defesa de que a Administração não deve estar ligada ao campo das ciências, mas apenas às humanidades, às artes e à filosofia.
c. Uma defesa de que a Administração está envolvida com elementos políticos e sociais, lutas de classe e condições de trabalho, numa leitura baseada no marxismo.
d. Uma defesa de que o campo da Administração deve ser considerado distinto tanto da técnica e da ciência, quanto da arte e da filosofia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Essa mesma pergunta caiu em uma prova minha. Depois de 2 tentativas erradas nas letras B e C, errei. A letra correta é: A
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás