Há um consenso atual que admite que as imagens são agentes ativos na formação da visão de mundo. Não são veículos neutros, que apenas representariam com exatidão o mundo, paisagens ou cenas cotidianas. As imagens fazem parte do conjunto de linguagens que tanto representam quanto constroem o mundo. E, dentre as imagens, o mapa tem papel singular nas sociedades, especialmente a partir da criação da imprensa, no caso da história ocidental.”
Em 1507, Martin Waldseemüller produziu um mapa-múndi em que pela primeira vez usou o termo América para se referir à parte Sul do continente americano.
Martin Waldseemüller
https://goo.gl/fqoaZL, acesso em 24/05/2017.
Sobre a obra de Martin Waldseemüller e a importância das imagens na história da humanidade, devemos afirmar:
Selecione uma alternativa:
a)
A cartografia foi importante para as Grandes Navegações, tendo como base científica o desenvolvimento da astronomia. Ela foi a única responsável pela possibilidade da navegação em alto mar sem o perigo de o navegador de perder.
b)
Trata-se de uma obra fundamental para entender o período, pois demonstra que os conhecimentos cartográficos eram fundamentais para a compreensão do caráter universal da Igreja Católica.
c)
As imagens, ao longo da História sempre foram instrumentos de poder como, por exemplo, as imagens religiosas na Idade Média e as imagens cartográficas nas Grandes Navegações, assim como as imagens enviadas por satélites artificiais em torno da Terra nos dias de hoje.
d)
As imagens da cartografia do século XVI retrata um mundo imperfeito, pois somente com o desenvolvimento dos satélites e de outros recursos “modernos”, a Terra pode ser retratada graficamente com perfeição.
e)
As imagens, como instrumento de representação do mundo possui, sim, uma neutralidade que está associada diretamente à representação do real, no contexto do pensamento de Hegel.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1051837473737737337734636362671717911992
Perguntas interessantes