Há pelo menos duas histórias: a da memória coletiva e a dos historiadores. A primeira é essencialmente mítica, deformada, anacrônica, mas constitui o vivido desta relação nunca acabada entre o presente e o passado. É desejável que a informação histórica, fornecida pelos historiadores de ofício, vulgarizada pela escola (ou pelo menos deveria sê-lo) e os massmedia, corrija esta histó-ria tradicional falseada. A história deve esclarecer a memória e ajudá-la a retificar os seus erros.
(Jacques Le Goff. História e Memória, p. 29. Adaptado)
Entre as características da memória coletiva, é possível identificar:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As principais características da memória coletiva são a não existência de mitos de origem e de destacados personagens heroicos. Isso ocorre, pois a memória coletiva se baseia na produção coletiva, o que possibilita o reconhecimento de ações menores do dia-a-dia de indivíduos anônimos historicamente.
A memória coletiva é mais mítica, e envolve as vivências do passado e do presente. Esse conceito histórico é de caráter abstrato e surge dos processos de interação social.
Bons estudos!
Respondido por
0
Resposta: O apego a acontecimentos fundadores no contexto de um determinado grupo ou comunidade e a simplificação da noção de tempo, fazendo apenas grandes diferenciações entre o passado e o presente.
Explicação: prova corrigida e Acertada!
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Contabilidade,
7 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás