Desde a antiguidade, atletas e seus treinadores têm utilizado dietas especiais na busca pelo aumento de desempenho. Os suplementos alimentares ou nutricionais são apresentados como um método “natural e seguro” para melhorar a habilidade atlética. O tipo de suplemento utilizado varia continuamente, em ciclos ou tendências, com novos suplementos se tornando populares e outros saindo rapidamente de moda. O termo ergogênico é utilizado quando o desempenho dos atletas, combinando talento genético e treinamento adequado, são similares em suas habilidades físicas. É necessário que atletas, técnicos e cientistas da área esportiva busquem, além do treinamento, diferentes métodos para otimizar o desempenho e fazer a diferença nas competições, cujo sucesso pode ser medido por diferença de milissegundos ou de milímetros. Cite e explique as categorias de ergogênicos presentes no esporte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Mecânicos: são os equipamentos esportivos mais leves, como os equipamentos ciclísticos com design aerodinâmico, ou os tênis mais leves a fim de gastar menos energia para movimentar as pernas e aumentar a economia de corrida, ente outros.
2- Psicológicos: controle de estresse e ansiedade, com o objetivo de aumentar a concentração e força mental.
3- Farmacológicos: esteroides anabólicos androgênicos, como eritropoietina, entre outros, muitas vezes considerados como doping pelo Comitê Olímpico Internacional.
4- Fisiológicos: bicarbonato de sódio, citrato de sódio, dentre outros, que dependendo da abordagem também são considerados doping.
5- Nutricionais: incluem carboidratos, cafeína, glutamina, vitaminas e minerais antioxidantes, ou micronutrientes em geral, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), creatina, carnitina, entre outros.
Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para estimular o tecido muscular, por meio da oferta de energia para o músculo e aumento da taxa de produção de energia no músculo.
Explicação:
tente mudar um pouco, pois é uma resposta pessoal