Há mais povos no Brasil que nações no mundo. São chamadas tribos, que são centenas. Cada qual com sua própria língua e seus próprios costumes. De fato, as tribos são naçõezinhas, muito seguras de sua própria identidade e orgulhosas de si mesmas. Não querem ser confundidas com nenhuma comunidade estranha. Seja de índios, seja de civilizados. […] O povo da cidade, que é o propriamente civilizado — porque civilização significa, essencialmente, viver na cidade —, é feito de gente sem cara, descaracterizada. Gente que perdeu a noção de suas origens, esqueceu suas tradições, e que se deixa levar por qualquer novidade; seja um sacerdote milagreiro, seja um programa de televisão. Sua qualidade principal é a sua inconstância. Estão sempre mudando os seus modos e as suas modas. RiBEiRO, Darcy; Ziraldo. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p. 52. vocabulário: Inconstância: instabilidade, variação, mudança. a) O texto em destaque trata dos índios e dos civilizados. quais deles foram mais valorizados pelo autor? b) você concorda com a opinião dele sobre quem vive nas cidades? Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a) Os índios
b) Sim, porque deixamos de valorizar nossas origens e esquecemos quem somos pois a tecnologia dominou tudo, hoje em dia não existe mais nada que não se faça pelo celular, muito diferente da realidade de quem vive nas tribos.
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
A) O texto fala sobre os indios
B) sim, pq da mesma maneira que olhamos para um indio e pensamos que eles sao ''atrasados'' e que nao pessoas sem uma ''identidade'', assim tbm os indios olham para nos e pensa como pessoa que desvaloriza seu passado e suas origens.
Perguntas interessantes