ENEM, perguntado por Sanalves9459, 10 meses atrás

Há mais de 40 anos, a Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, conhecida como Código Florestal, estabeleceu no seu Artigo 1º: "As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem". Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em junho de 2011, para saber a opinião do cidadão brasileiro sobre a proposta de mudanças no Código Florestal, 85% dos entrevistados optaram por "priorizar a proteção das florestas e dos rios, mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a produção agropecuária"; para 10%, deve-se "priorizar a produção agropecuária mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a proteção das florestas e dos rios"; 5% não sabem. a) O Artigo 1º da Lei nº 4.771 indica a existência de um conflito, de natureza social, que justifica a necessidade da norma legal. Que conflito é esse? Explique. b) Analise os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, acima expostos, relacionando-os com o Artigo 1º da Lei nº 4.771.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

a. O conflito está relacionado à ideia de proteção ou utilização do meio ambiente para fins produtivos e econômicos. Pode-se afirmar que a por priorizar a produção agropecuária, certamente graves entraves ambientais podem ser acarretados.

b. O Artigo 1º da Lei nº 4.771 evidencia que é de caráter obrigatório a preservação dessas áreas florestais e naturais, e por isso, de forma alguma, na teoria, poderiam ser destinadas a ações produtivas.

Perguntas interessantes