Ed. Moral, perguntado por boblee99, 6 meses atrás

Há duas formas de ver a violência. Inicialmente, de uma maneira mais tradicional, como danos físicos e materiais, ou de uma forma mais abrangente, que extrapola o cumprimento de regras e considera os determinantes sócio-históricos e os condicionantes culturais. Chaui define violência nessa segunda perspectiva:

Entendemos por violência uma realização determinada das relações de forças, tanto em termo de classes sociais como em termos interpessoais. Em lugar de tomarmos violência como violação e transgressão de normas, regras e leis, preferimos considera-la sob dois outros ângulos. Em primeiro lugar como conversão de uma diferença, de uma assimetria numa relação hierárquica de desigualdade, com fins de dominação, de exploração e opressão. Isto e, a conversão dos diferentes em desiguais e a desigualdade em relação entre superior e inferior. Em segundo lugar, como a ação que trata um ser humano não como sujeito, mas como coisa. Essa se caracteriza pela inércia, pela passividade e pelo silencio de modo que, quando a atividade e a fala de outrem são impedidas ou anuladas, ha violência (CHAUI, 1985, p. 35 apud NEGRAO; GUIMARAES, 2004, p. 403).

Sobre as relações de violência na escola analise as asserções abaixo:

I. A organização institucional da escola, enquanto aparato reprodutor das relações sociais mais amplas contribui para a disseminação da ideologia dominante por meio de suas práticas de submissão às regras da hierarquização escolar. Por isso a escola pode ser caracterizada como um espaço de violência simbólica.
II. O documento oficial, intitulado por Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Apresentação dos Temas Transversais e Ética (BRASIL, 1998) traz questões relevantes que, se o professor souber aplicar em seu cotidiano pedagógico, estarão contribuindo para o ambiente escolar ser um ambiente favorável a aprendizagem de todos os alunos. Como, por exemplo, questões relacionadas ao respeito mútuo, ao dialogo, justiça e solidariedade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Alternativa 1:
As duas asserções são falsas.

Alternativa 2:
As duas asserções são verdadeiras, porém uma não tem relação com a outra, já que a II diz respeito apenas sobre como lidar com a indisciplina, que nada tem a ver com a violência simbólica.

Alternativa 3:
A asserção I é falsa, já que a escola é um ambiente neutro no que se refere à submissão às regras de hierarquia, pois alunos e professores são tratados como iguais. Apenas a asserção II é verdadeira.

Alternativa 4:
As duas asserções são verdadeiras. A asserção II é um das maneiras para lidar com a asserção I, já que por meio de um trabalho pedagógico, pautado no respeito às diferenças, é possível evitar conflitos que geram indisciplina e é um sinônimo de violência.

Alternativa 5:
A asserção II é falsa já que, na verdade, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor deve focar em ensinar os conteúdos propostos em seu planejamento pedagógico, o dever de trabalhar estas questões é da própria família. Apenas a asserção I é verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por biia369tef
1

Resposta:

Acredito que seja a alternativa nº 4

Explicação:

as duas asserções são verdadeiras

Perguntas interessantes