Há cerca de 202 anos, cinco pessoas estavam reunidas em uma mansão próxima ao lago Léman, em Genebra (Suíça). Naquela época, duas delas já eram ilustres: os poetas Lord Byron e Percy Bysshe Shelley. O primeiro foi descrito por Goethe como o maior gênio do século 19 e tornou-se o protótipo de poeta romântico — sem mencionar os escândalos íntimos que forçaram seu autoexílio. Shelley, por sua vez, havia se destacado nos círculos intelectuais europeus como um autor engajado.
Acompanhavam-os John Polidori, conhecido como médico de Byron (mas que também fornecia, sorrateiramente, fármacos de outras naturezas a ele), a jovem Claire Clairmont, filha de um proeminente casal de intelectuais ingleses, e sua irmã de criação, Mary Wollstonecraft Godwin, então companheira de Percy Shelley.
A expectativa era de uma temporada vibrante, com passeios, caçadas e outras aventuras ao ar livre. Porém, tratava-se de 1816 — que a posteridade chamou de “O Ano Sem Verão”, devido a graves incidentes meteorológicos. O grupo viu-se obrigado a passar semanas intermináveis dentro da mansão, abrigados contra o céu carrancudo, o frio indesejado e a chuva que desabava sem cessar.
Para tourear o tédio, Byron propôs, então, que todos lessem “alguns volumes de histórias de fantasmas, traduzidos do alemão para o francês”**. A leitura animou-os por um certo tempo, mas logo as narrativas esgotaram-se. Então, surgiu uma nova proposta: que cada um escrevesse sua própria história assustadora. Depois, todos escolheriam a mais poderosa.
Frankenstein, a história criada por Mary Shelley, tornou-se uma das narrativas mais contadas e recontadas por diferentes autores e mídias nos últimos duzentos anos. Sabendo disso, analise as afirmações a seguir sobre as temáticas presentes na obra.
I. Relação entre criador e criatura: um novo homem feito de partes humanas roubadas de diferentes corpos e animado com eletricidade.
II. Implicações da ciência: morais, éticas e religiosas.
III. Idealização da mulher amada: a criatura padece pelo amor proibido que sentia pela esposa de seu criador que o rejeitava.
IV. Referência mitológica: o monstro Frankenstein é uma referência ao deus Saturno, que devorava seus filhos após o nascimento.
V. Representação de mazelas humanas: a ingratidão, o preconceito e a injustiça.
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Resposta:
Alternativa 4:
I, II e V, apenas.
Explicação:
A I está correta porque a obra trata do criador e da criatura e na obra fala que o monstro foi feito por pedaços humanos que estavam mortos, e foi uma experiência feita por Victor, a fim de dar vida através da eletricidade.
A II está correta pelo fato de que a história começou por causa da ciência, e na obra encontra muitas "críticas" sobre até onde iria a ciência se continuasse do jeito que estava, além do mais é fato de que fala sobre a moral, ética humana e da religião.
e a V o monstro se encontra nessa situação de preconceito, pois ele não pode se aproximar de ninguém por ser feio, entre outras coisas.
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