Há alguns modos de conceber a linguagem, seja como representação do pensamento, como instrumento de comunicação, como processo de interação ou, ainda, como construção de identidade. Cada concepção dessa traz em si funcionamentos diferentes nas práticas sociais. Veja a afirmação a seguir sobre a linguagem como construção da identidade: “Há estreita relação entre a constituição de uma identidade e os processos sociais vividos pelo sujeito, pois o indivíduo se reconhece como tal não diretamente, mas somente a partir do olhar dos outros, do grupo social ao qual pertence e da configuração da sociedade em que vive.” (FRANÇA, p. 219) Ao considerarmos a linguagem como construção de identidade, entendemos que nas práticas sociais, a linguagem: Selecione uma alternativa: a) representa uma sociedade que já está estruturada e pronta, com falantes ocupando lugares e a linguagem os descreve. b) existe independente dos falantes de uma sociedade, pois está a serviço dos grupos que se comunicam e dela se utilizam. c) fixa a identidade que constrói, de modo que permite a identificação de uma determinada sociedade. d) é um patrimônio cultural que independe do social, tem sua estrutura própria que funciona para representa uma sociedade. e) é uma das maneiras de revelar as características culturais de uma sociedade; pressupõe a participação ativa dos sujeitos sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aap1 - Linguagem e Oralidade
Explicação:
Respostas !!
1....V – F – V – V
2...é uma das maneiras de revelar as características culturais de uma sociedade; pressupõe a participação ativa dos sujeitos sociais
3...As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
4...V – F – V – F
100% corrido pelo ava!!!
A linguagem, dentro das práticas sociais, está associada à ideia de participação ativa das pessoas, uma vez que possibilita a interação, assim como a expressão de seus próprios pensamentos (Alternativa E).
Importância da Linguagem nas Práticas Sociais
A linguagem é a forma pela qual os seres humanos se comunicam e se compreendem.
Além disso, apresenta como um dos fatores que permite a existência dos indivíduos como sujeitos sociais. Isto alinha-se com a ideia de ser uma ferramenta cultural dentro da sociedade, em relação à forma pela qual as pessoas interagem.
Mais sobre linguagem e práticas sociais: brainly.com.br/tarefa/45363426