Química, perguntado por engenheirorubinho, 11 meses atrás

Há 10 anos, em 1987, na cidade de Goiânia, um acidente nuclear provocou a morte de 4 pessoas, contaminadas por radiações emitidas pelo césio-137, contido em um aparelho hospitalar. Sabe-se que este radio-isótopo ( 137 55Cs ) possui um período de meia- vida de aproximadamente 30 anos e que emite partículas beta. Com essas informações, assinale a alternativa FALSA: a) O césio-137 é radioativo provavelmente porque possui um núcleo instável. b) Supondo que havia aproximadamente 16 gramas de 137 55Cs no aparelho na época do acidente, no ano de 2047 deverá restar ainda cerca de 4 gramas de césio-137. c) A partícula beta possui um poder de penetração intermediário entre as emissões alfa e gama. d) Neste acidente o césio-137 certamente sofreu uma fusão nuclear, com a liberação de uma grande quantidade de energia. e) Quando um átomo de 137 55Cs emite uma partícula beta, ocorre a formação de um átomo de 137 56Ba

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
19

Sobre o acidente com o césio - 137 em 1986, temos que a resposta certa é a: d) Neste acidente o césio-137 certamente sofreu uma fusão nuclear, com a liberação de uma grande quantidade de energia.

Isso porque o referido acidente ocorreu após o manuseio de um material de radiologia contendo o referido material.

Assim, muita radiação foi espalha pelo local causando assim inúmeras pessoas doentes bem como as 4 mortes.

Veja que foi necessário fazer todo um esquema de segurança para possibilitar que a radiação não se espalhasse por outros lugares.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes