Guerra Fria: a guerra ideológica entre duas potências
[...] Tanto os Estados Unidos quanto a URSS1 saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, tendo lutado juntos no lado dos Aliados. Entretanto, após o fim da II Guerra e de seus inimigos em comum – o fascismo e o nazismo – terem sido derrotados, iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências mundiais.
[...] O restante dos países do globo viu-se “obrigado” a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção. Assim, ambos buscavam aumentar sua área de influência, tanto por meios materiais – através da economia e do poder bélico – quanto por suas distintas ideologias.
Procurando se afirmar como maior potência global, ambos iniciaram uma corrida armamentista: eles tentavam sempre superar o poder bélico de seu oponente e avançar em criações tecnológicas voltadas à guerra. A corrida armamentista tornou-se também nuclear: os Estados Unidos possuíam a tecnologia desde 1945, e a URSS realizou seus primeiros testes em 1949. [...]
*Vocabulário:
1URSS: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
ENRICONI, Louise. Guerra Fria: a guerra ideológica entre duas potências. Politize!, 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, a divergência entre Estados Unidos e União Soviética envolvia
(a)um acordo por compartilhamento de tecnologias médicas.
(b)um consenso entre visão tecnológica e valores religiosos.
(c)uma competição pela superioridade econômica e tecnológica.
(d)uma disputa pelo mercado de troca de tecnologias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra (C) uma competição pela superioridade econômica e tecnológica
Explicação:
só ler o texto
Perguntas interessantes