História, perguntado por thalison14, 1 ano atrás

guerra dos mascates?

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliapinheiro
8
A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenhos de Olinda e comerciantes de Recife( mascates).
Foi uma revolta decorrente da crise econômica devido a queda do preço do açúcar. Crise essa que teve inicio porque a Holanda passou a produzir um açúcar originado da beterraba que "tomou" o lugar do nosso açúcar.
A guerra dos mascates durou 1 ano. Em 1711 o governo interveio  e além de prender os líderes do movimento, estabeleceu a separação definitiva entre as vilas.
Respondido por mhsc59623
1

Antes da Guerra dos Mascates

Com condições boas para o plantio de açúcar Olinda (o centro politico e econômico da Capitania Pernambuco) construiu engenhos de açúcar. Porem como não tinham o dinheiro suficiente para a construção, e então pediram empréstimo para a Holanda, que aceitou com uma única condição: que os olindenses ensinassem eles ensinassem o processo usado por eles para a transformação da cana em açúcar.

Obs.: holandeses comerciavam com a Europa e os olindenses para Portugal (na Europa).

Porem quando os holandeses foram expulsos da capitania de Pernambuco, eles já sabiam como plantar a cana e transformá-la em açúcar então para continuar com os lucros que eles tinham com a venda do produto foram para a América Central onde continuaram o comercio para a Europa.

Isso trouxe consequências para a Olinda, pois como eles e os holandeses estavam fazendo comércio com a Europa o quantidade de açúcar na Europa aumentou fazendo com que o preço do produto baixasse. Com um lucro menor  Olinda estava entrando em crise econômica.

Mascates: grandes comerciantes de Recife (portugueses).

Na época a Olinda comandava a capitania de Pernambuco (inclusive Recife), mesmo estando em crise econômica.

Já Recife estava e uma posição econômica confortável, graças ao comercio dos mascates (com outras áreas do Brasil) e aos empréstimos a juros que eles praticavam com os habitantes de Olinda.

• Olinda, agricultura (com problemas econômicos)

• Recife, comercio (com economia próspera)

O avanço (ascensão) de Recife incomodou Olinda, pois o crescimento econômico daquela fazia com que os recifenses quisessem  se separar da autoridade do governo olindense.

Houve assim uma disputa pelo controle político sobre a capitania de Pernambuco.

A coroa portuguesa deu ganho de causa aos mascates ( por causa de suas riquezas)

Os olindenses passaram a ter um sentimento antilusitano.

Isso trouxe um novo problema para Olinda, pois além de Recife ter se tornado centro econômico de Pernambuco, temiam que a vila também passasse a ser o centro político da capitania.

Por Olinda não querer que isso ocorresse, ela pediu a Portugal para que mantivesse Recife a condição de povoado (la embaixo). Também queriam que a coroa portuguesa (lusitana) parasse de dar privilégios aos mascates, ou seja, queriam a igualdade de tratamento.

Porem em 1709, recife passa a ser uma vila independente.

Guerra dos Mascates (1710 - 1711)

Em 1710, Olinda invadiu Recife. Mas em 1711 a guerra teve fim com a determinação de Portugal de que Recife permanecerá autônoma (independente).  

Os principais líderes do conflito foram presos.

Em 1712, Recife tornou-se a sede administrativa de Pernambuco.

Perguntas interessantes