História, perguntado por emanuellisouza, 10 meses atrás

Guerra dos Emboadas (1707-1709) - Em 1693 com a descoberta do ouro pelos paulistas na atual cidade de Sabará (Minas Gerais) e em regiões próximas; ocorreu um grande deslocamento de pessoas para a região das Minas Gerais. Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O maior deles teve origem na disputa pelo ouro entre os paulistas, que o descobriram, e os forasteiros (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil), que queriam explorá-lo. Os portugueses foram apelidados pelos paulistas de emboabas. A exploração do ouro gerou conflitos, principalmente quando os paulistas decidiram proibir a entrada dos “emboabas” na exploração aurífera. Os emboabas liderados por Manuel Nunes Viana, iniciaram um conflito armado que se estendeu por 2 anos. Os emboabas venceram a guerra e continuaram a explorar ouro. A Metrópole portuguesa enviou um novo governador ao Rio de Janeiro e criou a Capitania de São Paulo e a de Minas Gerais, até então pertencentes ao Rio de Janeiro. De acordo com o texto quem venceu o conflito?

5 pontos

O conflito foi vencido pelos emboabas (forasteiros).

O conflito foi vencido pelos brasileiros.

O conflito foi vencido pelos ingleses.

Nenhuma das alternativas.

Os altos impostos somados ao controle do comércio pelos portugueses e a fome, decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e depois de expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias. Os rebeldes pernambucanos, em meio a experiência republicana, estabeleceram: uma bandeira própria, abolição de vários impostos, aumento dos salários dos soldados, liberdade de imprensa e tolerância religiosa. Considerando a Revolução Pernambucana de 1817, responda: apresente dois motivos que levaram ao movimento separatista.

5 pontos

Altos impostos e controle do comércio pelos portugueses.

Fome em consequência da alta produtividade agrícola e baixos preços.

Crítica à Napoleão Bonaparte e ao bloqueio Continental.

Nenhuma das alternativas.

Conjuração Mineira (1789) – A palavra conjuração significa a associação de pessoas que, secreta ou clandestinamente, conspiram contra um governo, no caso da Conjuração Mineira as pessoas se voltaram contra a Coroa Portuguesa. Na segunda metade do século XVIII o ouro das Minas Gerais começou a se esgotar, mas a Coroa portuguesa continuava cobrando pesados impostos. Em julho de 1788 assumiu como governador das Minas Gerais, Visconde de Barbacena que decretou a derrama (cobrança forçada de impostos). Os colonos (mineradores) não tinham como pagar os impostos pelo esgotamento do ouro, todavia, a Coroa portuguesa acusava os mineradores de desviarem o minério. Em relação aos impostos sobre os colonos/mineradores, responda: o que alegavam os colonos/mineradores?

5 pontos

Que não tinham como efetuar o pagamento dos impostos.

Os colonos (mineradores) não tinham como pagar os impostos pelo esgotamento do ouro.

Os mineradores não concordaram em pagar os impostos.

Todas as alternativas estão corretas.

. Guerra dos Mascates (1710) - Os senhores de engenho de Olinda (PE) durante o século XVII ficaram endividados com o baixo preço do açúcar brasileiro. Para manterem a produção emprestavam dinheiro, sobretudo dos comerciantes de Recife, chamados pejorativamente de mascates (vendedores ambulantes). Os comerciantes de Recife, embora enriquecidos não possuíam poder político, pois somente Olinda era uma vila, e portanto tinha a Câmara Municipal (poder político autorizado). Em 1710 a Coroa portuguesa elevou o povoado de Recife a vila, podendo desse modo os recifenses estabelecer sua própria Câmara Municipal. Os senhores de engenho de Olinda não aceitaram e armados atacaram Recife destruindo o pelourinho, um dos símbolos de poder. A Coroa portuguesa interveio no conflito a favor dos comerciantes (mascates), reprimindo os olindenses, confirmando Recife como vila independente e ainda tornando-se capital de Pernambuco. Considerando o texto acima explique os motivos da Guerra dos Mascates.

5 pontos

Os motivos do conflito são políticos e econômicos, com a disputa dos comerciantes de Recife com a nobreza açucareira de Olinda pela autonomia da região de Recife, controlando assim a cobrança de impostos, as tropas militares e a justiça.

Os motivos tem relação com a exploração do ouro.

Os motivos tem a ver com a disputa na mesma região de senhores de engenho de açúcar, reunindo motivos políticos e econômicos.

d)( ) Nenhuma das alternativas​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahbritolima
4

Resposta:

4- "A GUERRA DOS EMBOABAS (1707-1709) Em 1693 com a descoberta do ouro pelos paulistas na atual cidade de Sabará (MG) e em regiões próximas, ocorreu um grande deslocamento de pessoas. ... descobriram, e os forasteiros (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil), que queriam. explorá-lo.

Perguntas interessantes