Administração, perguntado por rafaelfurtado41, 9 meses atrás

Greenwhasing

O greenwashing é uma ação que empresas realizam para "maquiar" os seus produtos e tentar passar a ideia de que eles são ecoeficientes, ambientalmente corretos, provêm de processos sustentáveis, entre outros. Assim, termos e expressões como “eco”, “ecológico”, “menos poluente” e “sustentável” começam a aparecer nas embalagens e rótulos de diversos produtos, na tentativa de indicar que as empresas são ambientalmente responsáveis.

Essa demanda muitas vezes gera procedimentos incorretos, em que se incluem informações falsas, irrelevantes ou confusas, que fazem com que o consumidor tenha ceticismo para com os produtos "verdes" e se mostre confuso aquando da escolha ou avaliação entre produtos de empresas realmente "verdes" e outras que primam pelas ações do greenwashing. Logo, o greenwashing, além de não fornecer qualquer contributo positivo para o meio ambiente, ainda gera desconfiança nos consumidores, afastando-os dos produtos, de fato, ambientalmente corretos.

(Fonte: Wikipedia).

São práticas de greenwhasing:

- Malefícios esquecidos. Ex.: equipamento eletrônico eficiente energeticamente, mas que contenha materiais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente;

- Paradoxos. Ex.: combustível de origem fóssil alegadamente verde como gasolina eco; ou automóveis verdes quando qualquer automóvel polui muito mais que qualquer transporte público ou modo ativo para mobilidade.

- Produtos verdes x empresa suja. Ex: como lâmpadas eficientes feitas em uma fábrica que polui rios;

- Falsa analogia. Ex.: uso injustificado de cenários naturais para vender produtos ambientalmente inadequados. Ex: veículos poluidores do ar trafegando em florestas preservadas.

- Falta de clareza. Ex.: uso de expressões vagas, como "ecologicamente amigável" (eco-friendly);

- Falta de provas. Ex.: xampu, sabão ou detergente que afirma ter certificação ambiental, mas que não se pode confirmar a veracidade.

- Promessas vagas. Ex.: produtos que se anunciam como 100% naturais, como garantia de segurança, embora muitas substâncias que ocorrem na natureza sejam prejudiciais ou tóxicas, como o arsênio e o formaldeído.

- Irrelevância. Ex.: ênfase sobre um insignificante atributo que é "verde", quando todos os demais atributos não o são. Ex.: informar que o produto é livre de CFC [desambiguação necessária], substância proibida há vinte anos.

- Mentira. Ex.: uso de certificados ambientais que parecem ser emitidos por uma entidade reconhecida (EcoLogo, Energy Star etc.) mas que, de fato, não o são.

- Uso de jargão "científico" e de informações que a maioria das pessoas não é capaz de entender.

- "Demônios Maquiados". Ex.: cigarros orgânicos ou pesticidas "ambientalmente amigáveis".

Caro aluno, agora que você já conhece o que é errado, em oposição, apresente e comente exemplos de práticas de efetiva responsabilidade social e ambiental empresarial. (O que realmente uma empresa pode fazer para obter uma imagem verde).

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

Exemplos de efetiva responsabilidade social e ambiental empresarial ocorrem no caso da HP, empresa analisada de perto pela Greenpeace, uma das mais famosas e prestigiadas ONGs que buscam promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.

Exemplos que fogem da infeliz adoção de greenwashing e termos "eco" que visam passar uma falsa ideia de ecologicamente correto são casos comuns atualmente, infelizmente.

A Greenpeace também validou os esforços da Apple apontando-a como empresa mais "verde" de 2019, devido altos investimentos em geração de energia renovável.

Abraços!

Perguntas interessantes