1)
Leia a citação a seguir:
“Na madrugada de 25 de janeiro de 1835, um domingo, aconteceu em Salvador a revolta de escravos africanos. O movimento de 1835 é conhecido como Revolta dos Malês, por serem assim chamados os negros muçulmanos que o organizaram. A expressão male vem de imalê, que na língua iorubá significa muçulmano. Portanto os malês eram especificamente os muçulmanos de língua iorubá, conhecidos como nagôs na Bahia”.
Agora, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Em números, foi o conflito nacional de maior violência, mas que obteve uma repercussão inexpressiva e que pouco se fez presente ao longo de todo o século XIX, só se tornando conhecida no final do século XX.
PORQUE
II. A revolta teve um total de 70 mortos, sendo cerca de 50 eram africanos, e espalhou certa preocupação de novas revoltas pelo Brasil, amedrontando senhores por todo território nacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
2) Analise a citação a seguir:
“Afora a questão da escravidão, que dividiu as elites, mas encontrava adeptos até entre os revolucionários mais radicais, o nacionalismo significava não só romper os laços com Portugal, mas expressar o repúdio às leis, regulamentações, concessões monopolistas e outras instituições mercantilistas, do ponto de vista econômico, e a afirmação da soberania nacional, no campo político. E esta dependia do estabelecimento da supremacia do parlamento (‘representante’ dos brasileiros) sobre o imperador, absolutista e herdeiro do trono português, movimento que culminou com a abdicação de d. Pedro I e com a ascensão ao poder, pela primeira vez, de brasileiros, com as regências”.
Agora, avalie as afirmações que se seguem:
I. A ida em definitivo de D. Pedro I para Portugal fez com que uma junta de aristocratas instituísse no Brasil o regime de governabilidade conhecido como Monarquia Parlamentar.
II. Como o filho de D. Pedro I era menor de idade, a solução encontrada foi a instauração, primeiramente, de uma Regência Trina para, anos mais tarde, ser substituída por uma Regência Una.
III. O Padre Diogo Feijó, durante o período da regência Trina (em que três regentes eram responsáveis por governar o país), ficou responsável pelo cargo de ministro da Justiça.
Após analisar as afirmações, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas I e II.
c)
apenas I e III.
d)
apenas II e III.
e)
apenas III.
4)
Analise a citação a seguir:
“O Regresso pretendia repor as instituições políticas no ponto em que a ala direita do partido moderado sempre as pretendera – a meio caminho do que haviam pretendido os coimbrões ou realistas da geração de 1790, com sua utopia do poderoso Império, e a desconcentração de poder decorrente do Ato Adicional, pretendida pelos brasilienses ou liberais da aristocracia rural”.
Agora, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Com o objetivo de frear o avanço das províncias, a ala que ficou conhecida como Regresso acabou por se tornar predominante, retirando das províncias o controle da polícia e do judiciário de primeira instância.
( ) Foi graças a atuação dos membros do Regresso que foi institucionalizado no Brasil Imperial a teoria dos três poderes, incluindo nesta perspectiva de governabilidade um quarto poder, o moderador.
( ) Os membros do Regresso tinham por claro intuito alinhar o recém país independente as ideias mais atuais vindas da Europa, como é o caso da teoria do poder moderador.
Após analisar as afirmações, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V – F – F.
b)
F – F – V.
c)
F – V – F.
d)
V – F – V.
e)
V – V – F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 D 2 A 3D 4 A 5 E
Explicação:
1 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2 I II III as três afirmações estão corretas.
3 apenas II e II apenas as afirmações dois e três estão corretas.
4 V – F – F a primeira pergunta é verdadeira, e segunda e terceira são falsas.
5 Golpe da maioridade.
1 – d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O movimento de 1835 também chamado de Revolta dos Malês resultou em setenta mortos, em que cerca de 50 eram africanos e gerou uma grande preocupação de ocorrerem outras revoltas pelo Brasil.
2 – a) apenas I.
Quando D. Pedro I foi para Portugal, um conjunto de aristocratas instituiu no Brasil um regime de governabilidade que recebeu o nome de Monarquia Parlamentar.
4 – a) V – F – F.
A ala de nome Regresso tinha como objetivo conseguir a freada do avanço das províncias, com isso se instituiu de forma predominante ao fazer a retirada das províncias do controle tanto da polícia quanto do judiciário de primeira instância.
Bons estudos!