Grande parte das atividades de organizações empresariaisé sujeita a regulamentação estatal, a exemplo dasdemonstrações financeiras de empresas de capitalaberto e das especificações de produtos definidas peloInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia(INMETRO). Além da regulamentação estatal, há setoresque utilizam mecanismos de autorregulamentação,como o setor de comunicação publicitária, que seorienta por definições do Conselho Nacional deAutorregulamentação Publicitária (CONAR). EsseConselho analisa o componente ético das atividades dosetor, com base no seu código de ética e em resoluçõespróprias. Não trata, porém, de todas as questões docampo. Por exemplo, questões de propaganda políticasão analisadas pelos tribunais eleitorais. Há, também,iniciativas de autorregulamentação em setores como obancário e o de mídia impressa e eletrônica.Considerando o contexto acima, avalie as seguintesasserções e a relação proposta entre elas.I. A autorregulamentação é uma alternativa adicionalde controle sobre possíveis desvios éticos entreorganizações dos setores que a adotam.PORQUEII. Executivos de empresas de setoresautorregulamentados atuam em um ambiente éticobem estruturado, o que permite que se desprendamdas regulamentações externas oriundas de agênciasgovernamentais, já que têm as referências setoriaiscomo base para a análise ética de suas decisões.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II éuma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas aII não é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Letra C.
I. A autorregulamentação é uma alternativa adicional de controle sobre possíveis desvios éticos entre organizações dos setores que a adotam.
CERTO. Na prática, podemos observar que a autorregulamentação é uma das principais atividades do Estado neoliberal. Nesse caso, a atuação do Estado serve para evitar a concorrência desleal e demais abusos pelos grandes grupos econômicos.
II. Executivos de empresas de setores autorregulamentados atuam em um ambiente ético bem estruturado, o que permite que se desprendam das regulamentações externas oriundas de agências governamentais, já que têm as referências setoriais como base para a análise ética de suas decisões.
ERRADO. Na verdade, as regulamentações externas servem de base para boas práticas - das companhias de capital aberto - no tocante aos aspectos legais (cumprimento da legislação) e contábeis.
Força e Honra!