Governos comandados por generais estiveram presentes na História do século XX de diversos países latino-americanos. No Brasil, a ditadura civil-militar durou de 1964 a 1985. Nesse período, direitos individuais foram suspensos, as eleições para presidente da República eram realizadas de forma indireta e diversos opositores do regime desapareceram. Entre as justificativas apresentadas pelos militares e por parte da sociedade civil para a aplicação e sustentação do golpe em 1964, assinale a alternativa CORRETA. *
O Brasil corria o risco de se tornar uma ditadura comunista.
Era preciso aplicar um contragolpe a Getúlio Vargas, que pretendia ampliar o Estado Novo.
Não havia constituição vigente no Brasil.
Era preciso reerguer o Brasil após a renúncia de Juscelino Kubitschek.
Era preciso alinhar o Brasil à política econômica da União Soviética em função da Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alterantiva a
Explicação:
Entre as justificativas para manter o golpe militar de 1964 estava uma possível ameaça comunista representada pelo presidente João Goulart.
Ditadura Militar no Brasil
Os militares conservadores e a elite brasileira composta por ricos empresários e latifundiários apoiaram o golpe de 1964 e a ditadura militar baseando-se em seus próprios interesses pessoais, mas utilizando a desculpa incongruente de uma ameaça comunista.
É importante refletir sobre como é utilizado o falso "risco de uma ditadura comunista" para justificar a implantação de outra ditadura, sendo este regime responsável pela morte e desaparecimento de ao menos 434 cidadãos brasileiros e pela tortura de ao menos 2 mil pessoas.
Confira mais informações sobre Ditadura Militar no Brasil aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/19978785
#SPJ2