Português, perguntado por matheusteixeira026, 7 meses atrás

Gotas de chuva...leve barulho da saudade


Mais uma vez sinto o calor da lembrança, e o calafrio da saudade... Meu ser anuncia a hora de relembrar o maravilhoso tempo de criança, as ideias inesquecíveis, brincadeiras memoráveis e contagiantes daquele tempo... Bons tempos aqueles: morávamos num lugar pequeno, cheio de matas e animais, casas rústicas, construídas pelos moradores com paredes de pau a pique – um trançado de ripas como estrutura para fixar o barro batido nos buracos. Hoje as casas são de alvenaria, as matas desapareceram e com elas os animais. O lugar é chamado de Córrego Baixo Moacir, município de Governador Lindenberg, interior do Espírito Santo.

Eu estimava os dias de chuva, quando bastava ouvir um leve toque anunciando que a festa ia começar. Era só abrir a porta e meus amigos transformavam-se em “campainhas”, cujo barulho de felicidade era demonstrado aos berros, ao sentir o prazer de cada gota caindo sobre seus corpos, que refrescava a alma. A chuva caía vagarosamente e num passe de mágica transformava-se numa cachoeira em gotas. Mas nós não estávamos satisfeitos e bastava a distração dos familiares para que corrêssemos estrada afora e de poça em poça descobríssemos mais um mistério. Esses eram os dias de que mais gostávamos: os mágicos dias de chuva, que hoje já não são tão frequentes.

Já nos dia em que o sol recobria o telhado de palha de coqueiro, feito por nossas pequenas mãos, nossa diversão era construir nossos próprios brinquedos. Tudo era utilizado: pequenos frutos e pedaços de gravetos. Carretéis e madeira eram usados para fazer os carrinhos, também brincávamos de bonecas costuradas com palha e sabugo de milho colhidos no quintal, o que hoje já não acontece, pois as crianças de agora pensam somente nos brinquedos falantes, jogos eletrônicos e em tudo o que não desperta a curiosidade, a inteligência, e faz com que não usem suas mãos para inventar e construir, preferindo apertar somente um botão.

Nos fins de semana, reunia os amigos para colhermos frutos e degustá-los. Uma delícia! Hoje os frutos são poucos e quando não contaminados pelo excesso de agrotóxicos nas lavouras. Nossas roupas branquinhas passadas a ferro em brasa – até então não existia energia elétrica –, os vestidos engomados com uma mistura de água e polvilho, muito usada na época, estavam completamente sujos, o que nos rendiam alguns sermões de nossas mães. E, assim, após o banho, eu ia à casa da vovó ouvir o vovô contar histórias relembrando seu passado, suas memórias, que me faziam adormecer em sonhos, saboreando as primícias de uma infância bem vivida.


Após a leitura do texto, responda:


1. O texto está narrado em qual pessoa do discurso?


2. A autoria é da mesma pessoa sobre a qual se conta a história? Justifique com trechos do texto.


3. Este texto pertence ao gênero:

( ) biografia ( ) autobiografia ( ) entrevista ( ) memórias literárias


4. De que fase da vida o narrador se lembra no texto?


5. Na infância do narrador, há mais momentos felizes ou tristes? Retire do texto um episódio que justifique sua resposta.


6. Qual detalhe mais lhe chamou a atenção sobre o que foi contado?

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmimamanda88
3

Resposta:

Explicação:

Tbm estou querendo a resposta tbm estou com está atividade

Respondido por airtontheylor
3

Resposta:

1. O texto é narrado na primeira pessoa do discurso, visto que podemos verificar que é alguém contanto a sua própria história, suas lembranças. ... 2.Sim, a autora é a mesma pessoa sobre a qual se conta a história, sendo que o seguinte trecho justifica "Mamãe me dizia para não dar risadas nem..

3. O texto pertence ao gênero Memórias Literárias, o qual conta passagens e trechos da vida de determinada pessoa.

4) DE SUA INFÂNCIA.

5) FELIZES, Foi minha melhor época, mas hoje sou velho, e a cegueira tomou conta dos meus olhos. Tenho saudade do colorido que hoje só vejo em minha mente através das lembranças do passado. Escuridão é o que eu vejo, mas jamais sairá de mim a magia de recordar.

6) ESSAS LEMBRANÇAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA ELE POR QUE , COMO ELE POSSUI DEFICIÊNCIA VISUAL, ELE NÃO PODE MAIS VER SUAS FOTOS VIDEOS OU ATÉ MESMO LER.

Explicação:

bons estudos,espero ter ajudado

Perguntas interessantes