ENEM, perguntado por shirleyandrade6541, 5 meses atrás

Gota é uma forma de artrite potencialmente incapacitante e dolorosa. Seus sintomas iniciais são inchaço e dor intensa, geralmente em uma única articulação, principalmente nos pés. É típico o acometimento do dedão do pé (Hálux), provocando dor no local ao simples toque com o lençol ao se deitar. Essa síndrome clínica é um tipo de doença que ocasiona limitação motora (deambulação) para aqueles que a experienciam. Disserte sobre como essa enfermidade se desenvolve

Soluções para a tarefa

Respondido por normaandradessanches
12

Resposta:

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico em articulações, tecido sinovial , ossos e pele, tento ou não a presença de manifestações clínicas. Esse acúmulo é decorrente da hiperuricemia persistente, esses cristais são a forma sólida do ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, que podem se acumular em tecidos orgânicos . Caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, essa irregularidade leva a um aumento de depósito de cristais de monourato de sódio nas estruturas articulares. Esse depósito gera os surtos de artrite aguda secundária, desencadeando dor e limitações de movimento durante as crises a seus portadores.

Explicação:

Respondido por kaahviegas03
1

A gota é uma doença inflamatória reumática, cujos sinais e sintomas estão associados à deposição de ácido úrico nas articulações. Essa deposição ocorre pelo aumento do ácido úrico circulante no organismo (hiperuricemia).

Quando se tem excesso de qualquer substância no organismo deve-se investigar se há aumento da produção ou deficiência na degradação. A gota é mais comum em homens do que em mulheres e alguns fatores podem desencadear as crises, como o consumo de álcool, dieta rica em proteína (principalmente purina), traumas, uso de diurético e outras.

Perguntas interessantes