gostaria muito de saber como montar essas contas, eu li e reli as explicações que o livro dá sobre o assunto e ainda assim, não compreendi. meu professor falta muito e não soube me explicar, o que só piora meu aprendizado. se alguém souber explicar, agradeço muito.
Soluções para a tarefa
Vou tentar detalhar um pouco... essa formula descrita é bem dizer uma particularidade das leis do Movimento Uniformemente Variado... que é S=S0+V0T+(at^2)/2
Só que no Lugar do 'S' que significa a distância, foi colocado a altura H, visto que a distância agora será a altura. Outra observação é que no lugar da aceleração 'a' foi colocado a aceleração da gravidade pois é ela quem atua em movimentos de queda livre ou ao arremessar algo para cima. Outra observação é que 'g' foi colocado negativo na formula, isso se dá devido vc estar jogando algo contra a aceleração da gravidade, enquanto ela puxa pra baixo vc manda os fogos para cima.
E a ultima observação é que o S0 foi retirado, visto que ele é o espaço inicial, como o foguete é lançado do chão, S0 é igual a 0, ai n precisou colocar.
Para montar as contas, a unica coisa que tem a fazer é substituir os valores dados. Como no caso A, ele deixa a gravidade 9,8m/s^2 velocidade 26,68 m/s e o tempo 5,25 segundos.
Apenas substitua esses dados na formula que ele deu.
H=vt-(gt^2)/2
H=26,68.5,25-(9,8.(5,25^2)/2)
H=140,07-135,05
H=5,02m
Esse passou no teste, visto que passou os 5 metros estabelecidos como seguro.
Você terá que fazer isso para todos os outros.
Bom estudo!