Gonçalves Dias se destaca no panorama da primeira fase romântica pelas suas qualidades superiores de artista. Nele:
a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.
b) a persistência de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado, por exemplo, em Casimiro de Abreu.
c) o indianismo é fiel à verdade da vida indígena, não apresentando a distorção poética observada em outros escritores.
d) protótipo do byroniano, convivem lado a lado o humor negro e o extremo idealismo.
e) predomina a poesia lírica de recuperação da infância, com acentuado tom saudosista, tão evidente em “Meus Oito Anos”.
Soluções para a tarefa
ALTERNATIVA B
Explicação: Posto que em Gonçalves Dias presenciamos traços bastante reais de uma herança neoclassicista, possivelmente confirmados em decorrência de sua herança lusitana, a qual o consagrou um verdadeiro artífice do verso, compondo de forma singular algumas das mais belas poesias descritas em língua portuguesa. Tais traços, porém, norteados por uma polidez de sentimento, fazem-nos crer que Gonçalves Dias não se entregou de todo aos exageros, ao sentimentalismo exacerbado, ao pessimismo implacável de que tanto fez uso Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, entre outros poetas pertencentes à segunda geração de românticos.
Resposta:
letra b) a persistência de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado, por exemplo, em Casimiro de Abreu.
Explicação:
classroom :)