Gonçalves dias, no prólogo aos primeiros cantos, dentre outras coisas, afirma: "adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir". Esta afirmação demonstra
Soluções para a tarefa
A fala de Gonçalves Dias demonstra uma principais características do Romantismo brasileiro, que é a maior liberdade formal. Nessa 1ª fase do movimento, a forma do poema fica em segundo plano quando comparada ao conteúdo. Logo, a alternativa correta é a letra E.
O movimento literário Romantismo no Brasil
O Romantismo foi um movimento artístico e literário que surgiu no Brasil logo após a independência da pátria dos portugueses, no século XIX.
Dado esse contexto, a primeira fase do Romantismo queria romper com os ideais portugueses e criar uma literatura autenticamente brasileira.
Posto isso, podemos citar as seguintes características das obras nesse período:
- desejo por uma identidade nacional;
- ufanismo, que é exaltação da pátria e seus elementos;
- o índio como o herói nacional;
- idealismo do país;
- mais liberdade formal e rompimento com as tradições clássicas portuguesas.
O autor Gonçalves Dias fez parte desse movimento, e na fala citada na questão, ele evidencia a quebra dos padrões formais portugueses. Ele expressa como o conteúdo que ele queria escrever deveria ficar em primeiro plano, longe das tradições rígidas portuguesas acerca da métrica.
Restante da questão/alternativas:
A) a formação clássica do autor.
B) que as leis poéticas referentes à forma, em poesia, devem governar a inspiração.
C) a importância que o autor dava à forma, em poesia, a ponto de submeter a ela todos os outros elementos da estrutura de um poema.
D) que o autor ainda não se havia libertado dos princípios rígidos que governavam a inspiração, característica de sua iniciação literária.
E) que a forma poética deve surgir em decorrência do conteúdo e não condicioná-la.
Aprenda mais sobre o Romantismo no Brasil em: brainly.com.br/tarefa/3415357
#SPJ4