Globalização vs a União Europeia
Soluções para a tarefa
Resposta:
No princípio, o que chamamos de “globalização” foi um evento temido por muitas comunidades, entendida como um passo à frente dos mecanismos de dominação dos países ricos em relação aos mais pobres.
Temia-se que a derrubada de barreiras tributárias e cambiais traumatizasse o setor industrial das economias mais fracas. O processo econômico, não obstante, não é capaz de descrever sozinho o fenômeno da globalização.
Num primeiro plano, os projetos imperiais do planeta estão estabelecidos sobre bases mais sólidas que meramente as relações multilaterais no terreno da economia e da política. Por outro lado, a ideia de globalização, além de ter outros aspectos não necessariamente econômicos, mesmo sob esse prisma vem se mostrando capaz de induzir poderosas alianças locais e estratégicas.
O Mercosul é um caso de aliança local, que fortaleceu a posição de países da América do Sul, comandados pelo Brasil, país que experimentou forte expansão econômica no início do século XXI. Um exemplo de aliança estratégica foi a formação dos BRICS, bloco econômico intercontinental, que fortaleceu política e economicamente os países envolvidos: Rússia, Brasil, China, África do Sul e Índia.