Sociologia, perguntado por gabiperescosta, 10 meses atrás

Gilberto Freyre é um autor estimulante para a análise da sociedade brasileira. Com referência às teses desenvolvidas por esse pensador, assinale a opção correta.

A) A preocupação com a miscigenação levou Freyre a elaborar a teoria do tropicalismo, na qual ele procura discutir a essência do ser brasileiro, independentemente de suas origens africanas, portuguesas ou indígenas.
B) A problemática da alimentação encontra-se difusa em vários capítulos de Casa Grande & Senzala e Sobrados e Mocambos. O interesse de Gilberto Freyre pela alimentação está articulado à sua concepção de cultura como formada por uma totalidade que é capaz de explicar as particularidades.
C) Entre os estudiosos da sociedade brasileira, há divergência sobre o papel da família patriarcal presente na obra de Gilberto Freyre na medida em que é impossível conceber uma imagem única de família aplicável ao longo do tempo aos vários segmentos sociais.
D) Na obra de Gilberto Freyre, há divergências estruturais entre as raças que compõem a sociedade brasileira, e estariam aí as bases intelectuais do futuro movimento negro nos fins do século XX.
E) Ao analisar a ação lusitana nos trópicos, Gilberto Freyre salienta as dificuldades enfrentadas pelos portugueses em razão de eles não estarem habituados ao clima e de terem tido dificuldades de se relacionar com os árabes e mouros durante a ocupação da Península Ibérica.

Soluções para a tarefa

Respondido por davaogabriel11p8wgub
7

É a alternativa (C) só observar no icone acima


Respondido por Matheusieti
12

De fato a alternativa C está correta:

Gilberto Freyre dialoga sobre o mito da democracia racial, tendo como referência o período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.

Ele desenvolve reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade.

Este conceito desenvolvido pelo sociólogo pode ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.

Perguntas interessantes