Getúlio Vargas, perdeu as eleições mas foi ele que assumiu a presidência. Como isso aconteceu?
Soluções para a tarefa
Resposta: eleição presidencial brasileira de 1930 foi a décima-segunda eleição presidencial e a ... Júlio Prestes, candidato da situação política, foi eleito, mas não chegou a ... Rio Grande do Sul Getúlio Vargas para presidente, e o paraibano João Pessoa, ... Getúlio Vargas então, assume a chefia do "Governo Provisório" em 3 de .
Resposta:
Explicação:
A eleição presidencial brasileira de 1930 foi a décima-segunda eleição presidencial e a décima-primeira eleição presidencial direta. Foi realizada em 1º de março em todos os vinte estados da época e no Distrito Federal, tendo seus resultados divulgados em 21 de maio. Foi a última eleição da República Velha (1889-1930). Júlio Prestes, candidato da situação política, foi eleito, mas não chegou a tomar posse por causa da Revolução de 1930.
Ao assumir a presidência da república, Washington Luís encerrou o estado de sítio decretado por seu antecessor, Artur Bernardes, fechou as prisões políticas e restabeleceu por um curto período a liberdade de imprensa, já que, em 1929, a Lei Celerada deu cabo a esta liberdade, sob o pretexto de combate ao comunismo. Washington Luís ainda criou um plano de construção de estradas de rodagem, que incluía as estradas Rio-São Paulo e Rio-Petrópolis, apresentando o lema “Governar é abrir estradas”. Embora tivesse prometido libertar todos os presos políticos, segundo sua mensagem presidencial de 1927, não concedeu anistia aos revoltados de 1922, 1923, 1924 e 1925. Em fevereiro de 1927, a Coluna Prestes após dois anos de luta, enfrentando tropas governistas e tropas de polícias estaduais, além de “provisórios” armados às pressas no sertão do Nordeste, sempre se deslocando de um lugar para outro, não conseguiu aglutinar mais frentes de batalha, e dirigiu-se para o exílio na Bolívia.
No plano econômico, a principal ação de Washington Luís incidiu na tentativa de fortalecer a moeda corrente do Brasil, com a montagem de um grande depósito de ouro que serviria de lastro à moeda. O presidente tentou empreender uma reforma financeira com a finalidade de estabilizar a moeda nacional. O elemento fundamental dessa reforma seria a criação da Caixa de Estabilização, com a finalidade de emitir papel-moeda lastrado, pois todo o ouro que entrasse no país (inclusive o ouro resultante de empréstimos externos, e que fosse depositado em bancos estrangeiros) seria incorporado às reservas da Caixa de Estabilização. Porém, a reforma financeira não chegou a se concretizar, pois a Caixa de Estabilização não suportou as pressões decorrentes da quebra da Bolsa de Nova Iorque, ocorrida em outubro de 1929 e que deu início a Grande Depressão.
Outra consequência drástica à economia nacional foi a abrupta queda dos preços do café. Mesmo sendo representante da oligarquia cafeeira paulista, Washington Luís se negou a conceder empréstimos aos fazendeiros para cobrir seus prejuízos, causando insatisfação entre eles. O setor cafeeiro compreendia 70% dos produtos exportados pelo Brasil, e a queda do preço desse artigo afetou consideravelmente a economia nacional. Como de costume, os cafeicultores exigiram do presidente que reduzisse o valor da moeda (na época o mil-réis) para controlar a crise do setor. Essa proposta não foi aceita pelo presidente, assim se rompia o Convenio de Taubaté que amparava, durante mais de duas décadas, o ramo cafeeiro.