Geralmente, os produtos têm um ciclo de vida, passando por quatro etapas de desenvolvimento: introdução, crescimento, maturação e declínio. Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir: I - A Introdução consiste no período de desenvolvimento de atividades de pré-produção e focalização de mercado, nessa fase pode-se cobrar preços mais altos porque os clientes estão mais interessados no desempenho; II - No estágio de crescimento, a empresa pode aumentar sua cobertura de distribuição e adotar novos canais, assim como melhorar a qualidade do produto e acrescentar a ele novas características que criem valor para os clientes; III - No estágio de maturidade, algumas ações possíveis são o corte de custos com P&D e a redução de investimentos em produção e em equipamentos já que o lucro tende a se estabilizar; IV - O declínio é a etapa em que diminui sensivelmente o interesse da permanência do produto no mercado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
I. A etapa introdutória é aquela em que um produto é lançado e há a necessidade de investimento de grandes montantes de dinheiro em promoção,para tornar a marca conhecida.
VERDADEIRO. A fase de Introdução evidencia o momento em que a empresa faz o lançamento do produto no mercado. Ainda, vale destacar que, apesar de a produção ser moderada, os investimentos em Marketing costumam ser altos.
II. Crescimento é a etapa em que começam a aumentar a demanda e as exigências de características inovadoras no produto pelos clientes, havendo aumento dos lucros da empresa.
FALSO. Na verdade, a fase de Crescimento em que o produto começa a ser aceito pelos consumidores. Desse modo, a lucratividade cresce de modo gradativo.
III. A etapa da maturação é aquela em que as vendas tendem a reduzir, pois a grande parcela da clientela já optou pelo produto e o lucro tende ase estabilizar.
VERDADEIRO. Nessa fase, a lucratividade da organização costuma ficar estabilizada ou até mesmo reduzida.
IV. O declínio é a etapa em que o custo decresce e diminui sensivelmente o interesse da permanência do produto no mercado, o que resulta em decisão difícil diante das empresas concorrentes.
FALSO. Na verdade, essa fase mostra que o produto já não é tão aceito pelo consumidor e começa a perder participação no mercado (o que significa ausência de lucratividade).