Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) nasceu em Stuttgart, estudou no Seminário Protestante de Tubingen, mas não concluiu seus estudos teológicos. Foi professor catedrático em Iena em 1806, mesmo ano em que escreveu sua grande obra “Fenomenologia do Espírito”. No ano de 1817, Hegel foi catedrático da Universidade de Heidelberg, período em que escreveu “A Enciclopédia das Ciências Filosóficas”. No auge de sua carreira, Hegel se tornou catedrático na Universidade de Berlim, onde ministrou aulas para um público enorme de estudantes. Em 1829, Hegel se tornou diretor da Universidade de Berlim e logo em 1831 ele faleceu de cólera.
(adaptado de MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 8ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008, p. 224).
Acerca da filosofia de Hegel, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Hegel criticou o conceito kantiano de sujeito transcendental, acusando-o de cair num formalismo da razão.
( ) Hegel criticou o conceito kantiano de sujeito transcendental, justamente pelo fato de Kant ter pressuposto uma consciência previamente dada no sujeito, já pronta, sem pensar sobre a formação dela.
( ) Hegel não foi um crítico da filosofia transcendental de Kant, até mesmo porque o próprio Hegel se valeu do conceito de sujeito transcendental para explicar a razão.
( ) Hegel criticou o racionalismo kantiano, argumentando que a essência do mundo é a vontade metafísica.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
F, V, F, F.
Alternativa 4:
V, V, F, F.
Alternativa 5:
F, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 2!
Confia
espero ter ajudando
bons estudos.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Física,
10 meses atrás