GEOGRM
áfico, disponível na escola, insira no mapa político:
a)
Com o auxílio
no auxílio do atlas geográfico, disponível na escola
• Linha do Equador;
• Meridiano de Greenwich;
• Trópico Câncer;
• Trópico de Capricórnio
Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?
d
Indique no mapa as zonas climáticas encontradas no continente africano.
d) Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância
socioeconômica e geoestratégica.
Soluções para a tarefa
Com o auxílio do atlas geográfico, disponível na escola, vamos inserir no mapa político:
- Linha do Equador
- Meridiano de Greenwich
- Trópico de Câncer
- Trópico de Capricórnio
Porém vamos definir elas primeiro, para saber do que se trata cada uma e sua localização:
- Linha do Equador: é aquela que divide o planeta Terra em dois hemisférios, o norte e o sul. Essas linhas também são conhecidas como paralelas.
- Meridiano de Greenwich: é uma linha imaginária que divide o mundo em dois semicírculos de latitude de 180°, também conhecido como zero meridiano, é o meridiano a partir do qual as longitudes são medidas e recebe esse nome passando pela cidade inglesa de Greenwich.
- Trópico de Câncer: é um paralelo localizado ao norte do equador que delimita as áreas equatorial e subequatorial do norte.
- Trópico de Capricórnio: é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. Especificamente, a linha está a uma latitude aproximada de -23,5 ° (ou 23,5 ° sul) em relação ao equador
A África é o único continente cujo território se encontra nos quatro quadrantes terrestres, hemisférios: leste, oeste, norte e sul. porque o equador geográfico e o meridiano de Greenwich cruzam seu território.
O clima na África é muito variante, ao norte e ao sul do continente predomina o clima mediterrâneo, com a estação chuvosa na primavera e no outono, e no centro o clima equatorial, quente e úmido. Entre o Mediterrâneo e as regiões equatoriais, existem dois grandes desertos, o Saara ao norte e o Kalahari ao sul da África.
O Canal de Suez é um canal importante que foi inaugurado em 1869. É um canal que permite que os navios que viajam entre o Oriente e o Ocidente evitem viajar muito ao redor do Cabo da Boa Esperança, o que implicaria a necessidade de viajar cerca de 9.000 quilômetros extras, por isso é considerado uma rota de enclave para a economia mundial.