GEOGRAFIA
“Em 2009, a cyberguerra tornou-se um desafio prioritário para a segurança nacional dos EUA. As revelações de Edward Snowden e as reticências americanas em direção à regulamentação internacional do comportamento dos países no cyberespaço confirmaram que não se trata de uma orientação somente defensiva [dos EUA].”
(Joseph Fitsanakis. A doutrina americana de cybersegurança In: Diplomatie [Revista Diplomacia]. Paris: Areori Group, outubro-novembro 2014. p. 26)
Há um novo espaço onde as relações geopolíticas mundiais se manifestam. Chama-se cyberespaço. A esse respeito e tendo em vista as relações geopolíticas é possível afirmar que:
a-)os TICs (tecnologias de informação e comunicação) se constituem no cyberespaço, espaço esse de abrangência limitada, envolvendo conflitos e espionagem nos países ricos.
b-)o que se define como cyberguerra são as ações de espionagem que ocorrem no cyberespaço, entre a Rússia e os EUA, revivendo de certa forma a Guerra cyberespaço fria.
c-)o cyberespaço abrange a escala mundial, mas não o conjunto das relações humanas, ficando restrito às relações políticas oficiais, e às de espionagem, que são clandestinas.
d-)o cyberespaço resulta dos avanços dos TICs e é um espaço de relações mundiais e, mais que expressar conflitos geopolíticos, ele mesmo é razão de uma disputa conflituosa.
e-)países como o Brasil, cujos investimentos em TICs são frágeis e não permitem nossa inclusão do cyberespaço, aos menos ficam livres de serem vítimas de espionagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O cyberespaço contemporâneo representa meio por meio do qual inúmeras atividades de espionagem passaram a ser realizadas principalmente pelas nações mais poderosas do globo, levando em consideração que tal meio permite a obtenção de uma série de dados pessoais da população por meio de redes sociais e da internet.
Esse cyberespao portanto, associa-se com a ocorrência de inúmeros conflitos mundiais, gerando uma série de disputas conflituosas. Está correta a letra d.
Perguntas interessantes