Geografia, perguntado por duduferreiracop03iua, 11 meses atrás

Compare os mapas do continente africano. Descreva quais mudanças em suas divisões territoriais podem ser percebidas no período de 1880 a 1913

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
771

As principais modificações que podem ser observadas no continente africano no decorrer dos anos relacionam-se com a criação de novas fronteiras entre as regiões africanas, sem levar em consideração fatores culturais, étnicos, nem religiosos.

Esse processo se deu por intermédio das ações separatistas de cunho exploratório implementados por países europeus no continente africano no decorrer dos anos.

Respondido por ideiasmart
70

Camarões já foi uma colônia alemã e a Nigéria foi governada pelo império britânico; em 1913, as duas potências europeias negociaram a fronteira entre essas colônias da África Ocidental.

Camarões argumentou que esse acordo colocava a península dentro de suas fronteiras. A Nigéria disse o mesmo. Os mapas amarelados de Camarões eram aparentemente mais convincentes; ganhou o caso e irá absorver oficialmente a Península Bekassi em suas fronteiras no próximo mês.

O caso, como a Reuters uma vez explicou, "mais uma vez destacou o compromisso da África com as fronteiras coloniais traçadas sem consideração pelos que realmente vivem lá". Fronteiras africanas, nesse pensamento, são tudo o que os europeus por acaso marcaram durante os séculos 19 e 20, o que é uma maneira surpreendente de fazer as coisas, dado o quão pouco essas fronteiras traçadas por forasteiros têm a ver com africanos reais.

Em grande parte do mundo, as fronteiras nacionais mudaram com o tempo para refletir as divisões étnicas, lingüísticas e, às vezes, religiosas. As fronteiras da Espanha geralmente incluem os falantes de espanhol da Europa; A Eslovênia e a Croácia abrangem aproximadamente os eslovenos e croatas étnicos. Tailândia é exatamente o que seu nome sugere.

A África é diferente, suas nações amplamente definidas não pela herança de seus povos, mas pelas loucuras do colonialismo europeu. Mas à medida que o continente se torna mais democrático e os africanos afirmam desejos de autodeterminação nacional, a insistência africana em manter as fronteiras da era colonial enfrenta desafios mais populares, expondo ainda mais a contradição engendrada na sociedade africana meio século atrás.

Para saber mais clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3320589

Anexos:
Perguntas interessantes