Genteeee me ajudem! amanhã eu tenho um trabalho pra fazer que o pessoal vai se dividir em 2 grupos, o grupo dos sem terras e o grupo dos fazendeiros pra falar sobre as invasões de terras e tudo mais. Cada um defendendo o seu lado, e eu vou ser a pessoa que vai estar fazendo perguntas aos dois grupos, então eu preciso que vocês me ajudem nessas perguntas!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, é um movimento que luta pela Reforma Agrária no Brasil.
* Quem são?
O Brasil tem uma estrutura agrária muito concentrada, onde poucas famílias tem a propriedade da maior parte das terras. E a maior parte da população sequer tem a propriedade de seu lar. O MST assim como outros movimentos de luta pela terra (MLST, MTL, Terra Livre), é composto por "acampados" e "assentados".
Os acampados tem origens diversas. São trabalhadores das grandes lavouras, boias frias, posseiros sem títulos de propriedade, mas também pessoas das cidades desprovidos de emprego e casa própria, que decidem ir (ou voltar) para o campo.
Os Assentados são aqueles que já conquistaram as terras.
* Objetivos do movimento?
Os objetivos do MST são:
- A Reforma Agrária como instrumento de justiça social;
- O fim do latifúndio improdutivo;
- A democratização da sociedade;
- O fim dos transgênicos e poluentes;
- A implantação de um modelo agroecológico.
* Como se organizam?
Os Sem Terra se organizam em acampamentos em diversas regiões. Os acampamentos servem para pressionar o governo a desapropriar terras improdutivas ou que contenham irregularidades.
Em cada acampamento existem setores de educação, saúde, disciplina, alimentação, etc. e uma coordenação.
Os assentamentos são responsáveis pela produção de alimentos.
* Que atividades desenvolvem?
O MST ocupa terras improdutivas, realiza manifestações e atos públicos para pressionar o governo a realizar a reforma agrária.
Tem cirandas infantis e escolas, e até uma "universidade", a Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema-SP.
Os assentamentos realizam a produção e fazem o debate sobre um novo modelo agrícola, sem venenos e sem transgênicos, que seja mais saudável.
Perguntas interessantes