GENTE URGENTE
UMA LISTA DE CINCO ARGUMENTOS CONTRA O MACHISMO
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) Tira nossos direitos
2) Usa palavras machistas que dói
3) Toma o lugar das mulheres na sociedade
4) Acha que as mulheres só devem ficar em casa
5) Não deixa a mulher trabalhar
Explicação:
Se pararmos só um pouco para pensar sobre o machismo e o patriarcado e o que eles exigem das mulheres e dos homens, vamos perceber como são sistemas pra lá de incoerentes e contraditórios. Tão sem sentido que é de se espantar que ainda permaneçam ditando as regras da nossa sociedade, ao menos em linhas gerais. Deve ser por isso que o maior medo de quem é machista é que nós mulheres (e os homens aliados) apontemos as incoerências de sua estrutura. Olhando de perto, não há argumento que o sustente.
Comecemos pelo básico: as mulheres, especialmente as não-brancas, foram classificadas ao longo da história como “emoção”, em contraste aos homens sempre alocados no âmbito da razão. Foi essa a justificativa para negar às mulheres o direito ao voto, a trabalhar fora de casa e a ocupar a esfera pública. Os argumentos eram de que tais funções poderiam atrapalhar o exercício da maternidade e do casamento, fora que as mulheres não conseguiriam ter o mesmo discernimento político que os homens, por não terem tão desenvolvidas a razão. Também é ligando as mulheres à natureza e não ao mundo racional que se perpetua o racismo, a exotização e objetificação de mulheres negras, a discriminação contra indígenas e asiáticas e a naturalização da paternidade ausente, já que o instinto parental intrínseco viria só do lado da mãe.
Mas o mesmo patriarcado que separa homens e mulheres entre razão e emoção é o patriarcado que justifica estupros, assédios e demais violências sexuais com base no argumento de que o homem não consegue controlar seus impulsos. Pode ver em qualquer roda de conversa ou caixa de comentários, tem sempre o argumento de que a roupa da mulher não deixou outra alternativa, de que do jeito que as adolescentes se vestem hoje é impossível resistir, entre outras barbaridades. As meninas de muitas escolas são proibidas de usar shorts sob a alegação de que o vestuário prejudicaria a concentração e o rendimento dos meninos. Estupro ainda é associado a um impulso sexual incontrolável, e não a um jogo de poder. Oras, no mínimo era de se esperar mais dos detentores de toda a racionalidade da humanidade. Caro machismo, decida-se.
espero ter ajudado