Física, perguntado por dianaalmeida12, 1 ano atrás

Gente queria informações sobre a constelação de Gêmeos
POR FAVORRRR

Soluções para a tarefa

Respondido por nicollaselias
2
A constelação de Gémeos (Gemini) pode identificar-se facilmente a partir das suas duas estrelas mais brilhantes: Castor e Pollux. Estas duas estrelas representam, de acordo com a mitologia grega, as cabeças dos dois gémeos. Para localizar Castor e Pollux no céu nocturno pode tomar-se como referência a constelação de Orion (ver Janeiro 2002). O mapa seguinte situa Gémeos em relação às constelações vizinhas incluindo Orion.



 



Castor (alfa-Gem) - Surge ao olho nu como uma estrela de magnitude aparente 1.6. A observação com pequenos telescópios revela a existência de duas estrelas: Castor A de magnitude 1.9 e Castor B de magnitude 2.9. Estas duas estrelas azul-brancas orbitam uma em torno da outra em cada 420 anos. Mais difícil de observar é Castor C. Esta terceira estrela do sistema tem magnitude 9 e é uma anã vermelha. Curioso é que cada uma destas três estrelas é na realidade um sistema binário de estrelas. Estes binários não podem ser observados directamente nem mesmo com os mais potentes telescópios dada a proximidade entre as estrelas que os constituem. A descoberta e estudo de binários como estes é apenas possível a partir de estudos espectroscópicos. Em resumo: Castor é um sistema de 6 estrelas ligadas entre si pela acção da gravidade.  

Pollux (beta-Gem) - É uma estrela gigante de cor alaranjada com magnitude 1.1. 

Mekbuda (zeta-Gem) - Estrela variável do tipo Cefeide cuja magnitude varia numa amplitude de 0.4 em cada 10.2 dias. 

Tejat Prior (eta-Gem) - É uma gigante vermelha variável (semi)regular cuja magnitude varia entre 3.3 e 3.9 em cada 230 dias. Esta estrela tem uma companheira de magnitude 8.8 apenas acessível a telescópios com aberturas superiores a 15cm.

 

O enxame aberto M35 (NGC 2168) comporta cerca de 200 estrelas espalhadas por uma região com o tamanho aproximado da Lua Cheia. Com a ajuda de binóculos este enxame pode ser visto como uma pequena mancha envolta em neblina. Pequenos telescópios devem mostrar estrelas de magnitude 8. Este enxame, cuja magnitude aparente é de 5, está a 2800 AL de distância.

 


nicollaselias: espero ter ajudado
Perguntas interessantes