Química, perguntado por beatrizaraujo2005, 1 ano atrás

gente preciso fazer uma linha do tempo sobre o átomo a partir de Dalton ate atualmente,alguem pode me ajudar??

Soluções para a tarefa

Respondido por Mica2003
1

John Dalton, em 1808, lançou a teoria atômica de que a matéria era formada de partículas esféricas, maciças, indivisíveis e que não poderiam ser criadas e nem destruídas. Seu modelo ficou conhecido como a bola de bilhar.

Em 1904, Joseph John Thomson resgatou a mesma teoria com acréscimos. Dalton não explicava os fenômenos elétricos como a eletrização dos corpos. Então, fazendo experimentos com raios catódicos, descobriu partículas ainda menores que o átomo de carga negativa, esses eram os elétrons. Sabendo que o átomo era eletricamente neutro, então Thomson propôs, conjuntamente, que o átomo era uma esfera maciça, com massa positiva e elétrons acima dela. Esse foi o modelo pudim de passas.

Em 1911, Ernest Rutherford fez um experimento que revelava sobre as cargas elétricas alfa, beta e gama. Feito isso, realizou ais outro experimento na tentativa de bombardear uma fina lâmina de ouro com feixes de carga alfa. Com o pensamento de Thomson, as cargas deveriam atravessar a lâmina, mas algumas desviavam, isso mostrou a existência de uma carga positiva que estaria dentro do átomo. Diante isso, formularam a teoria do núcleo, que é extremamente pequeno se comparado ao seu tamanho, então reparou-se numa carga positiva dentro do núcleo a qual foi chamada de próton, que tinha quase a totalidade da massa do átomo. O movimento dos elétrons seria circular, como um sistema solar que gira em torno do sol (núcleo).

Em 1913, na tentativa de responder às questões de eletromagnetismo que Rutherford não pôde responder. Niels Böhr foi aquele que trabalhou no projeto de um modelo atômico constituído de camadas eletrônicas, que explicava as questões intercaladas até então.

Em 1932, foi confirmada uma hipótese de Rutherford a qual explicava que para manter o equilíbrio dos átomos e suas massas, haveria uma partícula com mesma massa que a do próton. Ambos completariam a massa e o núcleo em si.

Perguntas interessantes