Ed. Física, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Gente preciso de um resumo :

história do Handebol

regras do handebol

técnicas e táticas por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por sylvia21012004
10

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha

Regras:

Uma equipe de handebol é composta por 14 jogadores. No máximo 7 jogadores cada.

A duração é de 30 minutos cada. O tempo de intervalo de jogo são 10 minutos.

O goleiro é o único que pode usar o pé no jogo; somente dentro da área.

Técnicas:

Os fundamentos técnicos individuais e coletivos dos jogadores de linha são:

Empunhadura

A recepção

O passe

O arremesso

A progressão

A finta

O drible

Do goleiro de Handebol são:

As defesas altas

As defesas médias

As defesas baixas

Os lançamentos

Tática do Handebol:

São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros. São jogadores que ocupam as laterais e linha de fundo da quadra. São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros.

(tentei resumir ao máximo)


Ecfk: fontes:
Ecfk: sua pesquisa e blog unisport brasil
Respondido por Ecfk
3

Origem:

foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.

 

Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

Regras:

1- O jogo é realizado por duas equipes, com 7 jogadores.

2- A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.

3- Os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que bate-la no chão, como no basquete. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de 3.

4- O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar o tempo. Os Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.

5- Um jogador pode ser punido de três maneiras diferentes: advertência, exclusão e desclassificação. Na primeira o jogador recebe um cartão amarelo, na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira o jogador não poderá retornar mais ao jogo (cartão vermelho).

Técnicas e Táticas

Sistemas defensivos

Defesa em zona 3:2:1

Três defensores se posicionam sobre a marca de seis metros e outros dois em uma linha entre seis e nove metros. Um defensor fica na marca sobre os nove metros. Ela pode ser adaptada rapidamente e se converter em outro sistema defensivo

Defesa em zona 3:3

Três jogadores se posicionam à frente da área do tiro livre, e três infiltradores ficam dentro da área, se movimentando próximos à linha da área do goleiro.

Defesa em zona 4:2

Nessa estratégia, o time forma duas linhas de defesa: a primeira tem dois atletas perto da marca de nove metros, que se movimentam lateralmente, e a segunda tem quatro atletas perto da marca de seis metros

Defesa em zona 5:1

Sistema tático formado por duas linhas de defesa, uma com cinco jogadores próximos à marca de seis metros, e outra com um jogador sobre a linha dos nove metros.

Defesa em zona 6:0

Composto por apenas uma linha de defesa com seis jogadores, que se movimentam de acordo com a trajetória da bola, para a direita e para a esquerda.

Sistemas ofensivos

Ataque em zona 5:1

Funciona para atacar contra sistemas de defesa 6:0, 4:2, 3:3 e 3:2:1. Cinco jogadores ficam à frente, na área de tiro livre, e um pivô se posiciona próximo à área do gol. Ali, ele ocupa a faixa central da baliza, onde consegue ter um ângulo de arremesso maior. O movimento do pivô é sempre em relação à bola. Ele deve facilitar o recebimento, e só se caminhar ou correr em direção à armação da jogada.

Os outros cinco jogadores são responsáveis por armar a jogada. Podem utilizar três jogadores nessa função específica, enquanto outros dois, jogando nas pontas, tentam a penetração na área ou auxiliam o pivô nas finalizações e arremessos.

Ataque em zona 6:0

Eficaz para atacar contra sistemas de defesa 6:0, 5:1, 3:3, e 3:2:1. Seis jogadores se posicionam à frente da área do tiro livre, tentando ocupar toda essa região. A movimentação entre eles deve ser sempre no sentido de trocar passes para conseguir penetrar ou obter condições para executar arremessos de longa

Perguntas interessantes