Filosofia, perguntado por Erikagomes12345, 10 meses atrás

Gente me ajudem pfv!!!


doxa e episteme

Soluções para a tarefa

Respondido por Sue2304
1

Resposta:

Doxa e Episteme/Platão

Ao tratar dos conceitos de doxa e episteme

na obra de Platão, tem-se de levar em conta

uma evolução desses termos, no que se

refere a sua precisão terminológica. Pode-se

assinalar que nos primeiros diálogos esses

termos apresentam certas nuanças

terminológicas que não correspondem,

precisamente, ao compreendido no diálogo

da República. Nesses primeiros diálogos,

doxa e episteme estão sempre mesclados

a outros conceitos e só podem ser

definidos a partir da relação dialética entre

eles. Isso faz com que tais conceitos se

modifiquem durante o primeiro período da

obra platônica. Nos primeiros diálogos,

compreende-se doxa como simples opinião.

O temo grego encerra a significação

de uma certa noção de julgamento e sentimento,

no sentido de resolução e decisão

parcial, baseada unicamente nos dados

presentes. Isso implica que doxa é compreendida

como um certo juízo subjetivo

que tem valor apenas momentâneo, um

juízo que não poderá ser referência ética,

pois tem presente a possibilidade da falsidade

das crenças que suportam a ação. Sob

a mesma perspectiva, nesses primeiros diálogos,

episteme é vista como uma techné,

uma habilidade para fazer algo, um tipo

de saber que tem seu suporte no conhecimento

especializado e preciso da coisa.

Essa noção de episteme instrinsecamente

ligada à techné também aparece no início

do diálogo Górgias como sinônimo de

didaskaliké, mas que logo é abandonado por

Platão pela proximidade com a arte de

Górgias. Esse fato assinala a preocupação

crescente em Platão em ajustar os termos

dentro de uma precisa terminologia. No diálogo

República, esses termos adquirem uma

nova delimitação e, apesar de serem considerados

radicalmente opostos, mantêm entre

si uma relação intrinsecamente necessária.

Doxa na República é reafirmada como

simples opinião, mas se distancia de

episteme, no que concerne ao valor do conhecimento.

Aqui episteme, como conhecimento

da realidade das coisas, manifesta-

se como diretamente ligado à Idéia do

bem, no sentido de esta garantir a veracidade

do conhecimento. Portanto, na República

o termo episteme, que antes suportava

a possibilidade de ser habilidade para

algo, agora adquire o conteúdo de saber

pleno de certeza, um saber evidente que está

ligado diretamente com a realidade da Idéia.

Com isso, episteme, na República, configura-

se como conhecimento verdadeiro

diametralmente afastado de doxa, que se

configura como simples opinião. Apesar

disso, tanto no Górgias como na República,

surge o problema da doxa verdadeira

como possibilidade de se manter a ação

devida sem a precisão conceitual que a suporta.

Isso implica que, em alguma instância

da relação entre epistemologia e ética,

é possível considerar a ação sob o ponto

de vista de uma doxa verdadeira, mas isso

não significa que esse tipo de saber poderá

tornar-se fundamento ético em Platão.O problema da determinação de tais conceitos

está ligado ao estabelecimento das

questões éticas que aparecem nos primeiros

diálogos até a República e que não se

mantêm, da mesma forma, até o diálogo

as Leis. Com isso, podemos notar que tais

diálogos sustentam a estruturação ética do

pensamento de Platão e tornam possíveis

a abordagem das questões nos diálogos

posteriores.

Respondido por 444VI
0

Resposta: Os dois estão presentes na Teoria das Ideias de Platão, sendo a Dóxa a opinião e a Episteme é o conhecimento verdadeiro trazido pelo mundo. O primeiro está ligado aos sentidos e o segundo a razão.

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