Sociologia, perguntado por sralana, 1 ano atrás

GENTE ME AJUDA!

"Se devessem prevalecer os cidadãos passivos os governantes acabariam por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar o capim uma do lado da outra (e a não reclamar, acrescento eu, nem mesmo quando o capim é escasso)." (Noberto Bobbio)
De acordo com esse pensamento estamos falando de quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por GusFreitas
81
Estamos falando do campo da crítica, enquanto transformadora da sociedade. Em uma sociedade em que a maioria dos cidadãos sejam passivos diante dos seus direitos e deveres, não saberão como nem porque cobrar seus direitos. Assim, seriam facilmente controlados pelos governantes e não adicionariam nada à sociedade em que vivem, sendo apenas consumidores cegos do que lhes são proporcionados, nunca demandando por mais. 
Respondido por brunacconte
27
De politica. Como todos os governantes sao corruptos apesar da populaçao ser mais certa possivel os corruptos ia abusar delas.hoje é assim mas nem todos sao certos.

GusFreitas: Na verdade, o texto critica a população mesmo, ela seria a culpada pelo controle exercido pelo estado. Não é que os governantes sejam corruptos, em essência, mas o fato dos cidadãos não os cobrarem nem pensarem criticamente, que daria o poder pra eles controlarem com a corrupção.
Perguntas interessantes